Viroses amazônicas podem agravar leishmaniose

Pesquisas efetuadas por Carolina Rath, doutora egressa da UFRJ, em projeto coordenado pelos professores Ulisses Gazos Lopes e Renata Meirelles Pereira, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) e Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG/UFRJ), respectivamente, foi possível conhecer o efeito de coinfecções por phlebovirus, transmitidas pelos mesmos mosquitos vetores da Leishmania amazonensis, no agravamento da leishmaniose. As análises foram feitas em espécies de parasitas e de vírus que circulam no mesmo ambiente e que são transmitidos pelos mesmos insetos vetores. No caso, a investigação, realizada principalmente na UFRJ, concentrou-se em um phlebovírus transmitido pelos vetores da Leishmaniae da Leishmania amazonensis. https://ufrj.br/noticia/2019/08/12/viroses-amazonicas-podem-agravar-leishmaniose

Leia mais

Marca Comemorativa de 50 Anos do CCS

Centro de Ciências da Saúde da UFRJ completa 50 anos no dia 04 de setembro de 2019. Meio século de serviços de excelência prestados à sociedade! Neste sentido, fizemos uma intervenção gráfica na marca do CCS para comemorar e contribuir com o destaque deste marco. O conceito utilizado foi o de refletir a marca com um rebatimento das formas básicas da sigla CCS, respeitando o efeito gradiente de suas cores. Assim, estilizamos o número 50 com elementos que guardam harmonia com a composição. Detalhadamente, o rebatimento pode ser visto a partir do primeiro C da sigla e sua relação direta com o zero dos 50 anos; do segundo C, com a curva inferior do número 5; e do S, compondo a parte superior do número.

Leia mais

Prêmio recebido em congresso internacional pelo Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular

O trabalho intitulado “THE USE OF RECELLULARIZED HEPATIC SCAFFOLD IN A RAT HETEROTOPIC AUXILIARY LIVER TRANSPLANTATION MODEL” realizado por Marlon Lemos Dias, Alexandre Cerqueira, Cintia Paz Batista e Lanuza Faccioli sob orientação da professora Regina Coeli dos Santos Goldenberg do laboratório de Cardiologia Celular e Molecular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRJ foi agraciado com o Merit Award pela International Society for Stem Cell Research (ISSCR). Além disso, com o mesmo trabalho, o mestrando Marlon Lemos Dias, recebeu o prêmio de Travel Award para participar da reunião anual do ISSCR que ocorrerá no fim do mês de junho do corrente ano em Los Angeles, nos EUA.

Leia mais



Localização

Confira nosso endereço abaixo

IBCCF

Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, 373
Bloco G - 1º andar - Sala G1-019
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-902, Rio de Janeiro - RJ

Tel.: (55) 21 3938-6721
Tel.: (55) 21 3938-6722

Como Chegar