Orientadores - Fisiologia

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Fez pós-doutorado no Brigham and Women's Hospital da Harvard Medical School com ênfase em terapias celulares, atuando na área de biologia e envelhecimento das células-tronco cardíacas adultas. Também fez pós-doutorado na Universidade de Toronto com ênfase na diferenciação de células-tronco pluripotentes em cardiomiócitos. É professora adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vem dando continuidade a sua linha de pesquisa em terapias celulares, com foco na geração de células-tronco pluripotentes induzidas, diferenciação cardíaca de células-tronco pluripotentes e seu uso em modelos de doenças cardiovasculares. Além disso, também estuda os mecanismos moleculares responsáveis pela insuficiência cardíaca com enfâse no papel dos microRNAs no remodelamento cardíaco.

  • Graduado em Fisioterapia (2000), mestrado (2003) e doutorado (2006) em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ e pós-doutorado no departamento de Anestesia e Terapia Intensiva do University Hospital Carl Gustav Carus da Technical University Dresden-Alemanha (2008). Cursou 1 ano da graduação em Matemática no Instituto de Matemática da UFRJ e 3 semestres na graduação em Física no Instituto de Física da UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto II no Laboratório de Fisiologia da Respiração do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Prof. do Corpo Permanente no Laboratório de Engenharia Pulmonar do Programa de Engenharia Biomédica do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Fisiologia e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2012-2017). Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Engenharia Pulmonar, Modelagem Matemática de Sistemas Biológicos, Fisiologia da Respiração e Processamento de Sinais e Imagens Médicas, atuando em: mecânica da ventilação, trocas gasosas, medicina intensiva, ventilação mecânica, ventilação mecânica em anestesia, VILI/VALI e ARDS. Atualmente exerce atividade de chefia do Programa de Fisiologia e Biofísica Celular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ e atua tanto no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia) quanto no Programa de Engenharia Biomédica, orientando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado e ministrando cursos.

  • Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Pós-doutorado pela Johns Hopkins University (2006). Atualmente é professora adjunto do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciências Biológicas, com ênfase em microbiologia, parasitologia, bioquímica e imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: 1) aspectos moleculares da interação parasita da malária/hospedeiro, 2) imunobiologia de linfócitos T e 3) ecto-enzimas e metabolismo de purinas. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica - INPeTAm.

  • Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da função tireóidea por xenobióticos; diabetes mellitus e estresse oxidativo na tireóide; regulação da oxidase dual por hormônios e fatores de transcrição; efeito do GH sobre a função tireóidea

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). É Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas atualmente encontra-se cedido ao Instituto Nacional de Cardiologia (INC) onde exerce o cargo de Coordenador de Ensino e Pesquisa. É também Professor Titular Visitante do Albert Einstein College of Medicine, em Nova York. Tem experiência na área de Fisiologia e Biofísica, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação intercelular, células tronco e terapias celulares. Publicou mais de 150 artigos plenos em revistas indexadas, editou 3 livros e escreveu 24 capítulos de livros. Orientou 11 pós-doutores, 35 doutores e 20 mestres. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). De 2008 a 2013 foi Membro do Conselho Diretor da International Union of Physiological Sciences. Em 2012-2013 exerceu os cargos de Diretor da Academia Brasileira de Ciências e Diretor Regional da TWAS para America Latina e Caribe. Em 2008 foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico e em 2010 com a Ordem Nacional de Mérito Médico. Em 2013 assumiu a Diretoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, onde permaneceu até janeiro de 2015.

  • Professor Associado e Chefe do Laboratório de Inflamação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Coordenador do Laboratório de Animais Transgênicos - LAT, membro da CEUA e Comissão de Biotérios da UFRJ e membro titular do CONCEA/MCTI. Foi Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia) da UFRJ (2011-2015) e bolsista Profix nível 4A (2002-2006) e 5A (2006-2008) e Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (2007-2009). Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e obteve o Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1998). Realizou estágio de Pós-doutoramento no Brigham and Women´s Hospital - Harvard Medical School de dezembro de 1998 a abril de 2002 e foi Pesquisador Associado da Divisão de Biologia Celular do INCA de 2002 a 2006. É sócio da SBFTE, ASBMB, SBI e SBIn. Publicou 44 artigos em periódicos indexados e orientou 9 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer, leishmaniose, fosfolipase A2, mastócitos, eosinófilos, inflamação,prostaglandinas, terapia celular e diabetes.

  • Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas:regulação do eixo hipotálamo-hipófise-tireóide, mecanismo de ação e efeitos dos hormônios tireoideanos, homeostase energética e obesidade. Coordena o Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (FISIOLOGIA) - UFRJ (nivel 7) e foi Presidente do Departamento de Tireóide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (2013-2014).

  • Prof. Caruso-Neves é Professor Associado IV do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cientista do Nosso Estado/FAPERJ e Pesquisador 1B do CNPq. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado (1992) e doutorado (1996) em Biofísica no IBCCF/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou seu Pós-Doutorado na School of Medicine da Johns Hopkins University (2004-2006). Atualmente, Prof. Caruso-Neves é Vice-Diretor do IBCCF/UFRJ. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia), conceito 7 na avaliação CAPES. É consultor ad hoc de inúmeras agências de fomento, membro de sociedades e academias científicas nacionais e internacionais, e revisor de vários periódicos internacionais de corpo editorial rígido. Em 2000 criou o Laboratório de Bioquímica e Sinalização Celular e, desde então, vem desenvolvendo projetos em hipertensão arterial, doença renal e a correlação entre estas enfermidades. Neste aspecto, são estudados os mecanismos moleculares envolvidos na gênese destas doenças procurando possíveis alvos onde novas terapias possam ser desenvolvidas. Em particular são abordadas questões correlacionadas com: 1) a regulação hormonal da excreção renal de sódio e sua implicação na regulação da pressão arterial; 2) a lesão túbulo intersticial induzida por albumina e os mecanismos moleculares envolvidos neste processo; 3) o papel do sistema renina-angiotensina na lesão renal e sua correlação com o desenvolvimento da hipertensão arterial primária; 4) a identificação de possíveis marcadores imunológicos e funcionais associados ao aumento da probabilidade do desenvolvimento da hipertensão.

  • Claudia Domingues Vargas doutorou-se em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). O seu pos-doutorado foi realizado no Institut des Sciences Cognitives, em Lyon. É Professora Associada II da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Neurofisiologia e plasticidade do sistema motor humano. Suas linhas investigativas centram-se principalmente na cognição motora (Rodrigues et al., 2010; Saunier et al., 2013; Fraiman et al., 2014; Lemos et al., 2014), nas interações entre emoção e ação (Oliveira et al., 2012; Nogueira campos et al., 2014) e na plasticidade no sistema motor apos lesão central (Fontana et al., 2012) e periférica (Mercier et al., 2006; Imbiriba et al., 2006; Vargas et al.,2009; Imbiriba et al., 2013). Desde 2012 coordena o Núcleo de Pesquisas em Neurociencias e Reabilitação motora, sediado no Instituto de Neurologia Deolindo Couto da UFRJ. Recentemente, tem se dedicado à pesquisa interdisciplinar no domínio da modelagem estocástica da plasticidade cortical em humanos, em associação com o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Modelagem Estocástica e Complexidade (NUMEC) do IME/USP. É pesquisadora principal do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), financiado pela FAPESP.

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Residência Médica em Cardiologia pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado em Fisiologia pela Harvard School of Public Health (2002 e 2005). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em fisiologia da respiração, principalmente nos temas: mecânica pulmonar e tecidual, inflamação, matriz extracellular, asma e células de músculo liso. Em agosto de 2010 se transferiu para o Laboratório de Metabolismo Macromolecular Firmino Torres de Castro, passando a desenvolver projeto de pesquisa translacional envolvendo biologia molecular e fisiologia cardiovascular, com ênfase em doença aterosclerótica e função vascular.

  • Professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Atua como docente nos cursos de Graduação da área da Saúde e como orientadora nos Programas de Pós-graduação em Ciências Biológicas-Fisiologia e Endocrinologia da UFRJ, na turma fora de sede da UECE e no Mestrado Profissional da UFRJ para Formação Científica de Professores de Biologia. Foi Diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Coordenadora Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação da UFRJ, Diretora Adjunta de Graduação e de Pós-graduação e vice-Diretora do Instituto de Biofísica da UFRJ. Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1987 (diploma Cum Laude), possui mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) (1989) e doutorado em Ciências (1994), ambos pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Pós-doutorado no Hôpital de Bicêtre, Unité Tiroïde, Paris, França (12 meses entre 1994 e 1995) sob a supervisão de Jacques Pommier e na Universitá Degli Studi di Napoli, Itália (12 meses em 2006) sob a supervisão de Roberto Di Lauro. Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INCT-INPeTAm), Presidente Eleita da Latin American Thyroid Society e Coordenadora de Projetos Binacionais no âmbito dos Programas CAPES/COFECUB (2010-2013) e Institut de recherche pour le développement -IRD/CNPq (2012-2016). Dentre os prêmios e distinções, destacam-se: Cientista do Estado do Rio de Janeiro em 2003, 2005, 2007, 2009, 2011, 2014; o prêmio da Sociedade Latinoamericana de Tireóide em 2010 e o Prêmio Faz Diferença - Saúde 2011 do Jornal O GLOBO. Atua como Academic Editor da revista PLoS ONE, revisora do Sta Op Tegen Kanker 2014 Dream Team Translational Cancer Research Grant, da American Association for Cancer Research e como avaliadora de projetos submetidos ao Fonds de la Recherche Scientifique (FNRS), órgão financiador de pesquisa na Bélgica. Foi membro do corpo editorial da revista Endocrinology entre 2003 e 2009 e da Comissão Científica do International Thyroid Congress, sediado em Paris em 2010. Publicou mais de 90 trabalhos indexados e proferiu mais de 40 conferências no Brasil e no exterior. Atualmente, é revisora de mais de 20 revistas científicas internacionais. Tem experiência na área de Endocrinologia e Fisiologia, com ênfase em Fisiopatologia Tireóidea, atuando principalmente em projetos relacionados aos desreguladores endócrinos e aos mecanismos de carcinogênese tireóidea e do controle da massa corporal e da ingestão alimentar pelos hormônios tireóideos e estrogênio.

  • Tem experiência na área de Endocrinologia e Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas: tireóide, envelhecimento, hipófise e interação tireóide-gônadas-hipófise.

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Realizou pós-doutorado na Rockefeller University (Nova York, EUA). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chefe do Laboratório de Neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, membro do Laboratório Integrado de Pesquisa do Estresse (LINPES/UFRJ) e membro associado do NIMH Center for the Study of Emotion and Attention (Gainesville, EUA) . Tem experiência na área de Neurociências, atuando principalmente no tema da Neurobiologia da Emoção Humana.

  • Tem experiência em fisiologia cardiovascular e terapia celular

  • Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Neurofisiologia, com ênfase em sistemas motivacionais, regulação das emoções, plasticidade cerebral, atenção e Ressonância Magnética Funcional.

  • Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (2004). Mestrado (2007) e doutorado (2009) em Biociências pela UERJ, com área de concentração em Fisiologia Endócrina. Pós-doutorado no Laboratório de Endocrinologia Molecular no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (2009). Pós-doutorado na University of Utah, com ênfase em programação metabólica e epigenética (2013). Professor Adjunto de Fisiologia, IBCCF, UFRJ (2010-Atual). Tem experiência na área de Fisiologia de Órgãos e Sistemas, Fisiologia Endócrina e Fisiologia e Biologia celular. Atua principalmente nos seguintes temas: Sistema simpatoadrenal, diabetes mellitus, obesidade, nutrição e desenvolvimento (programação metabólica), epigenética e sistema endocanabinoide.

  • Tem experiência na área de Fisiologia Renal com ênfase nos seguintes temas: modulação de transportadores renais por hormônios, terapia celular em modelos animais de insuficiência renal, mecanismos celulares e moleculares envolvidos com a gênese da proteinúria e efeitos de cianotoxinas na função renal.

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), e pós-doutorado em neurofisiologia pela Vanderbilt University (2003) e Universidade da Califórnia em Davis (2009). Foi Coordenador do Programa de Neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ, onde atualmente é professor associado. Leciona Neurofisiologia para diferentes cursos de graduação, incluindo Psicologia, Nutrição, e Fonoaudiologia. É orientador credenciado do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia do IBCCF e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Médicas (ICB), ambos da UFRJ. Desenvolve pesquisa na área de Neurofisiologia em projetos de pesquisa que visam compreender a fisiologia e a microanatomia do sistema sensorial somático e a integração sensório motora em diferentes espécies de mamíferos, incluindo primatas, roedores e marsupiais. Um de seus principais interesses consiste em entender como as conexões que as diferentes áreas sensoriais e motoras do isocórtex estabelecem entre si, bem como com o tálamo, geram as sensações e o desempenho motor, com ênfase especial nas habilidades manuais e no uso de ferramentas em primatas. Através da comparação entre as diferentes espécies de mamíferos estudadas é possível investigar os diferentes tipos de organização funcional do sistema nervoso que surgiram ao longo do processo evolutivo.

  • Atua principalmente nos seguintes temas: Terapia de lesões musculares esqueléticas e cardíacas. Respostas endócrinas ao exercício físico e Marcadores bioquímicos de lesão muscular e metabolismo energético em exercício.

  • Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Biologia pela Universidade Federal de Viçosa (1978), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e pós-doutorado pela Université de Tours-França (1998). Atualmente é Professor Associado e chefe do Laboratório de Eletrofisiologia Cardíaca do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ. Orientou 12 Mestres e 7 Doutores. Tem experiência nas áreas de Fisiologia e Biofísica, com ênfase em Eletrofisiologia Cardíaca, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos cardioprotetores contra injúrias de isquemia/reperfusão miocárdica, remodelamento elétrico cardíaco induzido por exercício e esteróides anabólicos, cardiotoxicidade do mercúrio, mecanismos de gênese de arritmias cardíacas induzidas por fármacos, potencial terapêutico de células tronco na hipertensão arterial pulmonar e modulação de canais iônicos por auto-anticorpos. Integra a equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INPeTAm).

  • Tem experiência na área de Fisiologia (ênfase em Fisiologia Endócrina), Nutrição e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da secreção, ação e metabolismo dos hormônios tireóideos, regulação da homeostase energética e peso corporal pelos hormônios tireóideos, adipocinas, neuromedina B e alimentos funcionais/nutracêuticos.

  • Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), Mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Institut Pasteur (2005). Realizou seu pós-doutoramento na Universidade de Toronto (2006-2010). Atualmente é Professor Adjunto 2 do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de microbiologia e imunologia, com ênfase em receptores do sistema imune inato, atuando principalmente nos seguintes temas: imunidade inata, proteínas NLR, infecções bacterianas, peptidoglicano e autofagia e agregação de proteínas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Jovem Cientista do Nosso Estado - Faperj.

  • Possui graduação em Ciências Biológicas pela Federação da Faculdades Celso Lisboa (1989), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1994) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1999). Atualmente é Prof. Associado I no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, orientador de Doutorado e Mestrado. Pesquisador Nível 2 do CNPq e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ). Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Sistemas de Sinalização Celular, atuando principalmente nos seguintes temas:transporte iônico, lipídios bioativos, lipídio cinases, membranas biológicas, sinalização celular, além de uma experiência anterior em parasitologia, principalmente Trypanosoma cruzi e quimioterapia contra Doença de Chagas, além de aspectos da sinalização da interação parasita/célula hospedeira e biologia celular de protozoários de vida livre. Atualmente tem como principais linhas de pesquisa o efeito parácrino de células tronco sobre células renais em modelos in vivo e in vitro de algumas doenças renais de interesse. A participação de moléculas bioativas - com enfase nos lipídios bioativos - no processo de reparo tecidual é explorada atualmente em diferentes linhas no Laboratório.

  • Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-Doutorado Fisiologia Celular no Albert Einstein College of Medicine NY-USA (2008-2011). Em agosto de 2002 tornou-se Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Neurociências, Terapias Celulares, Células-Tronco, regeneração do sistema nervoso, Microscopia e Morfologia.

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde tem sua linha de pesquisa centrada na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular e Biologia Molecular. Atua principalmente nos seguintes temas: a) Expressão Gênica de transportadores iônicos no epitélio renal e pulmonar; Terapias Celulares (células tronco) em modelos de doenças renais e pulmonares; c) Terapia Gênica em modelos animais utilizando vetores virais e não virais (nanopartículas). Seus resultados de pesquisa pré-clinica já estão em fase de testes em seres humanos, tal como como ocorre com a terapia utilizando células tronco derivadas de medula óssea para o tratamento da silicose pulmonar, asma, enfisema, glomeruloesclerose segmentar e focal (pesquisa clínica fase I). Tem importante atuação na política científica Nacional e Internacional: É atual Secretário Geral e Ex-Presidente da Federação Latino Americana de Sociedades de Biofísica (LAFeBS), Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), Ex-Coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Ex-Presidente da Comissão de Ética com Animais da UFRJ, Ex-Membro do Conselho da União Internacional de Biofísica (IUPAB), Presidente Eleito da IUPAB (para mandato 2017-2020), Atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação Latino Americano de Biofísica (POSLATAM - ligado a IUPAB), Ex-Secretário da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), Ex-Secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É atual Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq.

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1982), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1994) e pós-doutorado pela National Institute Mental Health(1998). Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia de Órgãos e Sistemas. Atuando principalmente nos seguintes temas:completamento, fisiológicas.

  • Professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). É chefe do Laboratório de Investigação Pulmonar do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi representante do Centro de Ciências da Saúde no CPPD, coordenadora da graduação e pós graduação do IBCCF/UFRJ bem como Chefe do Programa de Terapia Celular e Bioengenharia. Já publicou mais de 190 artigos em revistas de impacto, 90 capítulos de livros, 1 livro de fisiologia respiratória e proferiu mais de 150 conferências em congressos nacionais e internacionais. É consultora ad hoc de várias agências de fomento nacionais e internacionais. Membro do Standing Evaluation Committee for the review of fellowship & professorship applications da European Respiratory Society e do Health Research Board (HRB) and Science Foundation Ireland (SFI). Participa do projeto TARKINAID da European Union. Atualmente é presidente do conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Fisiologia, editora associada do Respiratory Physiology and Neurobiology. Foi editora associada do Intensive Care Medicine, e Clinicse Pulmão RJ. É revisora de diversas revistas de impacto internacional: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, American Journal of Cell and Molecular Biology, Anesthesia and Analgesia, British Journall of Anaesthesia, Critical Care, Critical Care Medicine, Experimental Lung Research, Intensive Care Medicine, Journal of Applied Physiology, Lancet Respiratory Medicine, Nutrition, Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of American, dentre outras. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia e Fisiopatologia Respiratórias, atuando principalmente nos seguintes temas: 1) Remodelamento e Reparo de doenças inflamatórias como asma, silicose, síndrome do desconforto respiratório agudo e enfisema, 2) Conseqüências respiratórias da desnutrição e renutrição, 3) Lesão pulmonar induzida pelo ventilador mecânico, 4) Desenvolvimento de estratégias terapêuticas inovadoras para doenças como asma, silicose, síndrome do desconforto respiratório agudo, hipertensão arterial pulmonar e enfisema, 5) Desenvolvimento de estratégias ventilatórias na síndrome do desconforto respiratório agudo e enfisema.

  • Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)(2005), mestrado em ciências biológicas (2006) (Fisiologia) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, doutorado em ciências biológicas (2010) (Fisiologia) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Período de doutorado sanduíche (CAPES) na Technische Universität Dresden (2009-2010) e Pós-Doutorado no mesmo grupo (2012). Atualmente é Professor Adjunto do Laboratório de Investigação Pulmonar do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Atua em projetos relacionados à ventilação mecânica em modelos de lesões pulmonares. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em fisiologia e fisiopatologia respiratórias, atuando principalmente nos seguintes temas: asma grave, síndrome do desconforto respiratório agudo, mecânica respiratória, hipovolemia, hemodinâmica, membrana alvéolo-capilar, marcadores biológicos de estresse alveolar.

  • Graduado em Medicina (1975) e Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica, 1979), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez pós-doutorado na Universidade de Oxford (1980-1982). Atualmente é Professor Titular da UFRJ (desde 1994), Chefe do Laboratório de Neurogênese (desde 1985) e foi Diretor do Instituto de Biofísica da UFRJ (2004-2007). Pioneiro, no Brasil, na pesquisa básica em neurodegeneração e neuroproteção, criou e coordena a Rede de Terapia Gênica. Atua nas áreas de Neurociências, Fisiologia Celular e Biologia do Desenvolvimento. As principais linhas de pesquisa de seu grupo incluem Fundamentos de Terapia Gênica para Neurodegeneração e Biologia de prions. É Pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, da Academia de Ciências da América Latina e da TWAS. Foi Fellow da John Simon Guggenheim Foundation. Recebeu da Sociedade Brasileira de Neurocências e Comportamento (SBNeC) o Prêmio Cesar Timo-Iaria pelo conjunto de suas contribuições às Neurociências e foi condecorado pela Presidência da República com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

  • Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (1979), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorado em Terapia Celular em Doença de Chagas no Albert Einstein College of Medicine, Nova Iorque (2005). É Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora Avaliadora (Institucional e de Curso) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES -INEP) Ministério da Educação. Atua na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular e Hepática, na área de Biologia Celular, com ênfase em cultivo celular, e na área de Bioengenharia Tecidual, com ênfase na geração de órgãos bio-artificiais. As áreas de destaque na pesquisa envolvem comunicação intercelular, células-tronco e terapias celulares em infarto do miocárdio, doença de Chagas, cardiopatia induzida por quimioterápicos e/ou por radiação ionizante, cirrose hepática, lesão hepática induzida por radiação ionizante e hepatectomia. Editou dois livros na área de células-tronco, além de mais de 10 capítulos de livros e mais de 40 artigos publicados em revistas de impacto internacional.

  • Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Pós Doutorado pelo Royal Free and University College Medical School Londres (2000-2002). Professor Associado IV lotado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É chefe do Laboratório de Imunofisiologia e Vice- Presidente do Clube Brasileiro de Purinas. Foi Vice-diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - IBCCF, coordenador adjunto do curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biofísica) , coordenador do Programa de Imunobiologia e presidente fundador do Clube Brasileiro de Purinas. Participa da equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INPETAM). Além disso, é presidente do museu de ciências - Espaço Ciência Viva, e é orientador externo na área de ensino de Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular e imunidade inata, atuando principalmente nos seguintes temas: sinalização purinérgica em doenças parasitárias e inflamatórias, sinais de perigo, imunomodulação e apoptose.

  • Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) (2005) e doutorado em Ciências (2008) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou pós-doutorado no Institut de Cancerológie Gustave Roussy (Paris), onde estudou o sistema gerador de peróxido de hidrogênio na tireóide. Atualmente é professor adjunto do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ, atuando em estudos relacionados a influência dos esteróides sexuais sobre sistemas geradores e detoxificadores de espécies reativas de oxigênio e suas consequências fisiológicas.

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Neurociências com ênfase em desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, migração, neurogênese, células tronco, terapias celulares, doenças neurodegenerativas.

  • Possui Graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (1975), Mestrado em Histologia e Embriologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) com estágio sanduíche na Universidade de Yale, EUA, e Pós-Doutorado pela Rice University, EUA (1996) e pelo Wellesley College, EUA (2008). Em 2005 foi bolsista de Intercâmbio de Curta Duração pelo DAAD em convênio com a CAPES na International University Bremen, Alemanha. É Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF). Foi assessora da Sub-Reitoria de Ensino para Graduados e Pesquisa SR.2 da UFRJ, coordenando o Programa de Iniciação Científica de toda a Universidade (1993-1994). Foi também Diretora Adjunta de Pós-Graduação (2006-2007) e Diretora de Graduação do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (2007-2008). Atualmente é Coordenadora de Graduação do IBCCF. Foi revisora de mais de vinte revistas científicas, dentre as quais: Journal of Comparative Neurology, Acta Zoologica, Chemosphere, Neuron Glia Biology, Brain Research e PLoS One (desta última é editora acadêmica). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, Embriologia e Neurobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ação de radiação ultravioleta sobre o sistema visual de crustáceos adultos e sobre processos iniciais do desenvolvimento de crustáceos, estudo de células gliais como precursoras de neurônios em modelos invertebrados adultos. Em vertebrados, estuda o efeito de exercícios físicos em modelo de Doença de Parkinson.

  • Tânia Ortiga - ou Tânia Ortiga-Carvalho -É professora associada e chefe do Laboratório de Endocrinologia Translacional do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atualmente atua como editora Associada da revista Thyroid, Presidente do Departamento de Endocrinologia Básica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e é coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em formação de Biomédicos do IBCCF da UFRJ. É doutora em Ciências com ênfase em fisiologia endócrina pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, pela UFRJ. Fez pós doutorado em Endocrinologia e Biologia Molecular pela Universidade de Chicago (2000-2001 e 2003-2005). Tem ampla experiência nas áreas de Fisiologia Endócrina e Endocrinologia com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Síndrome humana de resistência a hormônios tireóideos, regulação da tireotrofina, mecanismo de ação e transporte de hormônios tireóideos, identificação de genes regulados por hormônios tireóideos, estudo do desenvolvimento hipofisário, receptores nucleares além de trabalhar com diagnóstico molecular de doenças endócrinas, programação metabólica e reprodução e infertilidade. Desenvolve seus projetos em seres humanos, e com modelos animais in vivo e in vitro. Supervisiona estágio de Pós-Doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica. Entre as premiações recebidas destaca-se Prêmio Jovem Cientista -MERK, concedido pela Sociedade Latino Americana de Tireóide. Tendo recebido em 1999, como jovem investigadora, e em 2010 como orientadora do jovem premiado. É parecerista de diversas revistas indexadas: Hormone Research, Hepatology, Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, Journal of Endocrinology, Journal of Molecular Endocrinology, PLOS One e Intensive Care Medicine entre outras. Faz parte do corpo editorial da revista Frontiers in Thyroid Endocrinology . É membro efetivo das Sociedades: Brasileira de Fisiologia, Latino Americana de Tireóide e Americana de Endocrinologia Além de membro correspondente da Sociedade Americana de Tireóide.

  • Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado III do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi contemplada no edital Jovem Cientista do Estado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo `a Pesquisa (FAPERJ) em 2008. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e função tireóidea, atividade iodotironina desiodase, regulação da proliferação dos tireócitos e regulação da regeneração muscular esquelética por hormônios tireóideos e estradiol.

  • Tem experiência em Biologia Geral, com ênfase em Biologia Celular, Neurobiologia e Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Morfologia de Células Gliais, Receptores de Superfície/Compartimentos Celulares e Neuroinfecção.

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e Pós-doutorado pela McGill University, Montreal, Canadá (12 meses, com término em 1989). Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1993. Foi Diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ (2001-2004). Publicou mais de 244 trabalhos indexados, que lhe renderam mais de 4800 citações (h = 33, Web of Knowledge, All Databases). Proferiu aproximadamente 250 conferências no Brasil e no exterior. Orientou 33 Mestres e 33 Doutores. Atualmente é Membro Titular das Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Medicina, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Professor "Ad Honorem" da Faculdade de Medicina, Universidad de la Republica, Uruguai. Membro Titular da Comissão Intersetorial de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Saúde. Ex-Membro Titular do Conselho Consultivo da FINEP, Ex-Membro Titular do Comitê Gestor do Fundo Setorial da Saude, Ex-Membro Titular do Conselho Superior da FAPERJ, Ex-Membro Titular e Coordenador do Comitê de Assessoramento BF-CNPq. Revisor "ad hoc": American Journal of Thoracic and Cardiovascular Research, Journal of Occupational Medicine and Toxicology, Respiratory Physiology and Neurobiology,  Jornal Brasileiro de Pneumologia,  Environmental Research (New York),  Canadian Journal of Physiology and Pharmacology,  Environmental Toxicology,  Journal of Surgical Research,  Experimental Lung Research, American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine,  British Journal of Anaesthesia,  Chest,  Intensive Care Medicine,  The European Respiratory Journal,  Physiological Measurement,  Journal of Applied Physiology,  American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine,  Brazilian Journal of Medical and Biological Research. Colaborador da Associação Instituto Nacional  de Matemática Pura e Aplicada, Universidade de São Paulo, Università degli Studi di Triste, Università degli Studi di Catania. Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Fisiologia, Sociedade Brasileira de Biofísica, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, European Respiratory Society, American Physiological Society, American Thoracic Society. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (2004-2006), Vice-presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE, 1996-2002, 2007-2011) e Presidente da FeSBE (2011-2015). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia da Respiração, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica respiratória, respiração, poluição atmosférica, modelos de doenças.