Setor Financeiro

Criado na década de 70 com a finalidade de ajudar os pesquisadores em seu dia a dia no gerenciamento de recursos destinados a projetos. Desde então o setor vem diversificando suas atividades para atender à demanda dos pesquisadores do IBCCF. Sendo um setor que funciona na base de adesão – entra quem quer – tem atraído cada vez mais usuários, inclusive de fora do IB ,em geral pesquisadores de outras unidades que fizeram parte de projetos originários no IB e depois, com seus próprios projetos, desejaram continuar no sistema. Outros usuários são aqueles que vem procurar orientação para fazer suas prestações e acabam deixando aqui seus projetos para que sejam administrados pelo setor.

O setor utiliza um sistema de contabilidade feito exclusivamente para atender às  exigências dos diversos órgãos financiadores da pesquisa e do ensino de Pós-graduação.  À medida em que surgem novos financiadores, adequações são feitas para que a documentação final esteja de acordo com as normas existentes.

Além de gerenciar os recursos alocados em seu sistema financeiro, realizando pagamentos, e organizando prestações de contas, também cuida de documentação para importação de equipamentos e/ou insumos, negociando proformas, montando processos e tudo o mais que se relacione com o assunto. Ultimamente temos utilizado o Setor de Importação da UFRJ que tem a vantagem de ser isento de algumas taxas , o que barateia bastante o processo de importação.

O Setor usa um sistema de Requisição para todo e qualquer tipo de despesa que se faça nas diversas verbas a seu cargo. Essa prática serve para diferenciar não só a verba que financiará a despesa como também o responsável pelo pedido e o beneficiário do recurso. O modelo de requisição pode ser encontrado no balcão ou na página do IB.

O Setor cuida de verbas de diferentes fontes financiadoras:

  • Faperj – Hoje com cerca de 85 projetos
  • CNPq – Cerca de 54 projetos
  • CAPES – Cerca de 23 projetos

 

Funcionários vinculados

Rafael Correia Teixeira – Chefe do Setor – Tel: 3938-6519

Marta de Oliveira Farias - Chefe Substituta - Tel : 3938-6527

Gabriela Sevilha Gonçalves de Menezes – Tel: 3938-6528

Maria Cláudia Pires Fernandes - Tel: 3938-6528

Solange Correa Soares –  Tel 3938-6527

Maria Helena Amaral da Silva - Tel 3938-6528

 

Prestadores de serviço 

Elaine Paiva Rodrigues –  Tel 3938-6528

Letícia Cristina Leal dos Santos - Tel 3938-6527

 

Os funcionáios se dividem em dois grupos:

Gabriela, Elaine e Maria Helena atendem e cuidam de todos os projetos CAPES e CNPq.

Marta, Solange, Rodrigo e Daniel atendem a todos os projetos FAPERJ.

Marcio cuida especificamente de recursos vindos através do SIAFI – Sistema Unico de Administração  Financeira - tanto do IB quanto do Polo Avançado de Xerém.

Documentos para download: Modelo de requisição de compra/serviço

Contato

Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - Setor Financeiro

Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Bloco G - 1º andar - Sala: G1-023

Cidade Universitária - Ilha do Fundão, CEP: 21941-902 Rio de Janeiro - RJ

Tel: (55) 21 3938-6527 / 3938-6528

Horário de Funcionamento: 9 às 12:30h.

Após esse horário somente atende usuários do sistema e desenvolve trabalhos internos como feitura de cheques, montagem de prestações, lançamentos de débitos e/ou créditos, conferência de extratos bancários , conferencia de documentos e todas as demais tarefas inerentes ao setor.