Laboratório de Investigação Pulmonar

No Laboratório de Investigação Pulmonar vem sendo estudado o sistema respiratório normal e patológico sob o ponto de vista: funcional, histológico, bioquímico e molecular. Usualmente criamos modelos animais de afecções encontradas na prática clínica ou cirúrgica e testamos os resultados do emprego de medicamentos, anestésicos e agentes farmacológicos em geral e terapias ventilatórias.

Como ferramentas de análise, empregamos a mecânica respiratória do sistema respiratório, pulmão e parede torácica (técnica de oclusão ao final da inspiração sob fluxo constante), curvas volume pressão, oscilações forçadas em tiras de pulmão isolado, microscopia óptica e eletrônica com fins morfométricos e diagnósticos, imunohistoquímica para caracterização das fibras elásticas, colágenas e proteoglicans e biologia molecular para identificar compostos liberados por ou introduzidos no sistema respiratório. Ademais, estuda-se o grau de apoptose e degeneração tecidual. Sempre que possível, transportamos os conhecimentos adquiridos para o ser humano no sentido de entender a sua doença em maior profundidade, melhorar o diagnóstico do quadro e direcionar a terapêutica. Os resultados esperados ao final do presente projeto são: fornecer informações sobre as alterações funcionais dos pulmões em diferentes patologias respiratórias, o impacto de novas drogas bloqueando ou interferindo no processo inflamatório, reparo e remodelamento da lesão.

Dentre as linhas de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Investigação Pulmonar destacam-se:

• Remodelamento do parênquima pulmonar nas doenças respiratórias: Asma, Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, Silicose. a) Fisiopatologia, b) Mediadores inflamatórios, pró- e antifibrogênicos, c) Apoptose, d) Proteoglicans;
  • Estratégias Ventilatórias na Terapêutica da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, a) Manobras de Recrutamento;
  • Desnutrição Protéico-calórica: alterações morfo-funcionais respiratórias, a) Desnutrição Protéica, b) Desnutrição na infância e idade adulta, c) Renutrição com diferentes dietas: lipídeos e proteínas, d) Surfactante Pulmonar,
  • Lesão Pulmonar Induzida pela Ventilação Mecânica, a) Lesão induzida por altos fluxos aéreos, b) Ventilação seletiva: qual é o melhor volume corrente?,
  • Terapêutica farmacológica para o remodelamento da via aérea e parênquima pulmonar na asma, a) Inibidores Fosfodiesterases 4 e 5, b) Corticosteróide,  Estratégia terapêutica da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo com Corticosteróide na fase precoce da lesão; VII) Efeito de diferentes agentes anestésicos na mecânica e histologia pulmonares;
  • Terapia celular e doenças inflamatórias pulmonares: a) Silicose, Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, Asma.

Os resultados obtidos com o presente estudo terão um potencial bastante significativo de transferência para a sociedade. Cumpre ressaltar que o intercâmbio com diversos núcleos de pesquisa vem sendo uma constante, com o intuito de maximizar o rendimento da capacidade científica e tecnológica. Nesses projetos contamos com a colaboração dos Prof. Walter A Zin (Laboratório de Fisiologia da Respiração/IBCCF) na análise da mecânica tecidual, Prof. Marcelo M Morales (Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular), que nos auxilia nas técnicas de biologia molecular, Prof. Paulo Mourão e Prof. Luiz Eurico Nasciutti, que vêm desenvolvendo métodos para estudo quantitativo dos glicosaminoglicanos no parênquima pulmonar, Profa. Vera Lúcia Gonçalves de Moraes (Departamento de Bioquímica Médica/Instituto de Ciências Biomédicas) e Prof. Marcelo T Bozza (Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Goes) ambos da nossa Universidade e dos Drs. Patrícia T Bozza, Hugo Castro Faria Neto, Marco Aurélio Martins e Patrícia Silva (FIOCRUZ) no estudo imunológico do pulmão.

Em muitos casos, faz-se necessária uma análise morfológica e morfométrica dos pulmões dos animais. Para tanto, contamos com a valiosa colaboração das professoras Vera Luiza Capelozzi, Thais Mauad, Marisa Dolhnikoff, Elnara Márcia Negri e Elia Caldini do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. Contamos também com a colaboração dos professores Jose Roberto Lapa e Silva (Departamento de Clínica Médica, UFRJ), Eliezer Barreiro e Lidia M Lima (LASSBio, UFRJ) nos projetos relacionados à asma crônica, grave e fatal. O Laboratório de Investigação Pulmonar também participa de projetos conjuntos com a Profa. lolanda Tibério, Disciplina de Clínica Geral da Universidade de São Paulo e Dr. Marcelo Amato, Unidade de Terapia Intensiva da Disciplina de Pneumologia, Faculdade de Medicina da USP. Vale ressaltar o intercâmbio científico com a Profa. Claudia dos Santos do Departamento de Terapia Intensiva do St. Michael's Hospital, Toronto, Canada e Prof. Paolo Pelosi da Universidade de Insubria, Varese, Italia.

Visite o site do Laboratório em http://www.lip.biof.ufrj.br/

Chefe de Laboratório

Patricia Rieken Macedo Rocco