Laboratório de Fisiologia da Cognição

O Laboratório de Fisiologia da Cognição há várias décadas dedica-se aos estudos cognitivos em humanos e outros primatas, e suas linhas de pesquisa têm sido pioneiras na investigação dos processos perceptuais e cognitivos.

Primatas não-humanos (macacos) e humanos são estudados principalmente por meio de técnicas eletrofisiológicas assim como anatômicas.

O Laboratório desenvolve pesquisas principalmente da organização do córtex visual, suas áreas, localização, topografia, conexões, organização modular, e a plasticidade dos mapas corticais.

As contribuições nessas áreas de estudo incluem o entendimento de alguns dos mecanismos que integram o sistema visual, a segregação das vias paralelas do processamento visual, a topografia do corpo geniculado lateral e de estruturas corticais visuais.

O grupo vem desenvolvendo um novo método para estudar a organização funcional do córtex visual, através do emprego de arranjos compostos por múltiplos eletródios, denominado imageamento eletrofisiológico (electrophysiological imaging) que está sendo utilizado com a finalidade de revelar organizações colunares ainda não conhecidas do córtex visual, assim como a plasticidade dos mapas corticais e as propriedades dos campos receptivos após a realização de micro lesões na retina de primatas não-humanos.

Uma nova linha de pesquisa do laboratório é direcionada para o estudo das atividades elétrofisiológicas em humanos através de eletroencefalografia promediada (potenciais relacionados a eventos).

O grupo possui intercâmbios nacionais com outros laboratórios dentro da mesma universidade, a UFRJ, assim como em outras universidades brasileiras, como com o professor João Guedes da Franca do laboratório de Neurobiologia 2 da UFRJ; e com o professor Jerome Baron do ICB da UFMG.

Também de extrema importância são os intercâmbios internacionais: como com o Dr. Thomas Albright do Salk Institute, San Diego, CA; com a Dra. Leslie Ungerleider do NIH, Bethesda, MD; com o Dr. Sergio Neuenschwander do Max Plank Institute, Frankfurt, Alemanha; e com a Dra. Leah Krubitzer do Center for Neurosciences, University of California, Davis, CA.

O Laboratório de Fisiologia da Cognição recebe financiamento de diversas agências de fomento à pesquisa científica nacionais: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Recentemente, passou a integrar a Rede do Instituto Brasileiro de Neurociências (IBN-Net) juntamente com diversos laboratórios de pesquisa de onze universidades brasileiras, a qual é coordenada por Luiz Carlos de Lima Silveira (UFPA) e vice-coordenada por Diogo Onofre Gomes de Souza (UFRGS).

Equipe:

Chefe de Laboratório

Ricardo Gattass

Docentes

Mário Fiorani Júnior

Juliana Martins Guimarães Soares

Pós-doutorando

Ana Cecília Ceriatte Noronha Pereira

Doutorandos

Nastassja Fischer

Mestrandos

Eduardo Allen Araújo

Iniciação científica

Rafael Peres

Leonel Cardozo de Menezes e Souza

Fabio Murai de S.M. Ricardo Barbosa

Ana Elena Vedoveli

Rebecca Soriano

Bruno Gil Massa

Técnicos

Edil Saturato Filho

Liliane Pontes Motta

Maria Thereza A. Monteiro

Programa: 
Neurobiologia
Chefe do laboratório: