Laboratório de Neurobiologia II

A coordenação do projeto está sediada no Laboratório de Neurobiologia II do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) com múltiplas interações com outros departamentos da UFRJ e da UFF e intercâmbios internacionais.

Interação Cerebral da Emoção, Visão e atenção

Nossa investigação está direcionada para as respostas psicofisiológicas à estimulação aversiva e à capacidade de regulação dessas respostas. Visamos estabelecer como as predisposições emocionais podem modular reações corporais a contextos estressantes em voluntários saudáveis, em pacientes com distúrbios psiquiátricos, e em indivíduos cuja profissão envolve situações de risco de vida. Também investigamos como e em que circunstâncias, a indução de um estado de afeto mais positivo é capaz de aumentar a resistência (resiliência) ao estresse. Pretendemos investigar os substratos neurobiológicos que conferem uma maior capacidade de enfrentar situações estressantes com conseqüências patológicas mínimas e extrair desse conhecimento dados que permitam propor estratégias de prevenção e de atenuação dos efeitos deletérios para a saúde.

Experimentos com paradigmas comportamentais e de neuroimagem funcional exploram a interação entre os sistemas emocionais e atencionais e os circuitos subjacentas à regulação da emoção. O efeito dos estímulos emocionais sobre o sistema somático, vegetativo, imune e endócrino está sendo investigado através de medidas de oscilações posturais, batimentos cardíacos, sudorese e concentração de imunoglobulina A e cortisol na saliva.

Aspectos cognitivos no controle da postura e dos movimentos voluntários

Simulação mental da ação

O sistema motor está envolvido não somente com a produção, mas também com a codificação dos aspectos representacionais do movimento, tais como o reconhecimento e aprendizado de ações através da observação e a capacidade de simulação mental de movimentos. Estudos recentes utilizando técnicas comportamentais e de neuroimagem confirmam a existência de forte paralelismo entre a imaginação e a execução de um determinado movimento.

Nosso objetivo é investigar capacidades cognitivas relacionadas ao planejamento e à execução de movimentos, utilizando técnicas comportamentais e fisiológicas tais como: a estabilometria, o potencial evocado motor, estimulação magnética transcraniana e a ressonância magnética funcional. Temos também investigado as bases funcionais da plasticidade sensório¬motora em humanos após lesões centrais e periféricas com auxílio destas metodologias. Este projeto conta com a colaboração de pesquisadores do Instituto de Ciências Cognitivas de Lyon, França.

Organização Anátomo-funcional do sistema somestesico de mamíferos.

O sistema somestésico é um sistema sensorial responsável pela detecção e processamento de diferentes categorias de estímulos incluindo o tato, dor, temperatura e a sensação de posição e de movimento no espaço. Sua organização e função têm sido acessadas através das seguintes abordagens:

1. Mapeamento eletrofisiológico para identificação das diferentes áreas de processamento cortical da informação somestésica;
  2. Injeção de neurotraçadores nestas áreas corticais para o estudo das conexões cortico-corticais e de suas relações com o tálarno sensorial (estação de processamento subcortical);
  3. Estudo da distribuição de neurônios reativos à NADPH-diaforase em áreas somestésicas do córtex;

Tais abordagens têm sido efetuadas em marsupiais, roedores e primatas, com o intuito de fornecer um quadro comparativo abrangente do ponto de vista filogenético que permita a inferência de características comuns da organização do sistema somestésico de mamíferos. Esta linha de pesquisa tem sido desenvolvida através de colaborações com a Universidade Federal do Pará e a Vanderbilt Universtity (EUA).

Chefe de Laboratório

Eliane Volchan