Turan Peter Urmenyi - Associado

Laboratório de Metabolismo Macromolecular Firmino Torres de Castro
turmenyi@biof.ufrj.br

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1986), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão e regulação gênicas de proteínas de choque térmico em Trypanosoma cruzi, reprogramação nuclear e células-tronco, polimorfismos e expressão gênicas em doenças cardiovasculares, e metagenômica de ambientes aquáticos e de solo. Faz parte da equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na região Amazônica - INPeTAm.