Tania Maria Ruffoni Ortiga - Associada

taniaort@biof.ufrj.br
Fisiologia
MP Pesquisa Biomédica

Tânia Ortiga - ou Tânia Ortiga-Carvalho -É professora associada e chefe do Laboratório de Endocrinologia Translacional do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atualmente atua como editora Associada da revista Thyroid, Presidente do Departamento de Endocrinologia Básica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e é coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em formação de Biomédicos do IBCCF da UFRJ. É doutora em Ciências com ênfase em fisiologia endócrina pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, pela UFRJ. Fez pós doutorado em Endocrinologia e Biologia Molecular pela Universidade de Chicago (2000-2001 e 2003-2005). Tem ampla experiência nas áreas de Fisiologia Endócrina e Endocrinologia com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Síndrome humana de resistência a hormônios tireóideos, regulação da tireotrofina, mecanismo de ação e transporte de hormônios tireóideos, identificação de genes regulados por hormônios tireóideos, estudo do desenvolvimento hipofisário, receptores nucleares além de trabalhar com diagnóstico molecular de doenças endócrinas, programação metabólica e reprodução e infertilidade. Desenvolve seus projetos em seres humanos, e com modelos animais in vivo e in vitro. Supervisiona estágio de Pós-Doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica. Entre as premiações recebidas destaca-se Prêmio Jovem Cientista -MERK, concedido pela Sociedade Latino Americana de Tireóide. Tendo recebido em 1999, como jovem investigadora, e em 2010 como orientadora do jovem premiado. É parecerista de diversas revistas indexadas: Hormone Research, Hepatology, Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, Journal of Endocrinology, Journal of Molecular Endocrinology, PLOS One e Intensive Care Medicine entre outras. Faz parte do corpo editorial da revista Frontiers in Thyroid Endocrinology . É membro efetivo das Sociedades: Brasileira de Fisiologia, Latino Americana de Tireóide e Americana de Endocrinologia Além de membro correspondente da Sociedade Americana de Tireóide.