Silvana Allodi - Associada

Laboratório de Neurobiologia Comparativa e do Desenvolvimento
sallodi@biof.ufrj.br
Ambas

Possui Graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (1975), Mestrado em Histologia e Embriologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) com estágio sanduíche na Universidade de Yale, EUA, e Pós-Doutorado pela Rice University, EUA (1996) e pelo Wellesley College, EUA (2008). Em 2005 foi bolsista de Intercâmbio de Curta Duração pelo DAAD em convênio com a CAPES na International University Bremen, Alemanha. É Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF). Foi assessora da Sub-Reitoria de Ensino para Graduados e Pesquisa SR.2 da UFRJ, coordenando o Programa de Iniciação Científica de toda a Universidade (1993-1994). Foi também Diretora Adjunta de Pós-Graduação (2006-2007) e Diretora de Graduação do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (2007-2008). Atualmente é Coordenadora de Graduação do IBCCF. Foi revisora de mais de vinte revistas científicas, dentre as quais: Journal of Comparative Neurology, Acta Zoologica, Chemosphere, Neuron Glia Biology, Brain Research e PLoS One (desta última é editora acadêmica). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, Embriologia e Neurobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ação de radiação ultravioleta sobre o sistema visual de crustáceos adultos e sobre processos iniciais do desenvolvimento de crustáceos, estudo de células gliais como precursoras de neurônios em modelos invertebrados adultos. Em vertebrados, estuda o efeito de exercícios físicos em modelo de Doença de Parkinson.