Laboratório de Físico-Química Biológica Aída Hassón Voloch

A área central de interesse do Laboratório é o estudo do funcionamento e da modulação da atividade enzimática de inúmeras ATPases transportadores de íons em processos fisiológicos e patológicos em diferentes modelos biológicos:

•         Ca2+-ATPase de membrana plasmática (PMCA) e de retículo endo-sarcoplasmático (SERCA);
  •         Na+,K+-ATPase;
  •         Na+-ATPase;
  •         Cu(I)-ATPase.

O estudo do mecanismo molecular de funcionamento destas enzimas, assim como sua regulação pós-traducional, principalmente por fosforilação mediada por proteínas cinases, são investigadas em diferentes modelos experimentais, desde linhagem celular de células de rim de porco (LLC-PK1) e humanas (HK), até estudo de processos fisiopatológicos utilizando frações de membrana provenientes de rim, coração e vaso deferente de rato, além de fígado de rato e porco.

Uma linha de pesquisa onde o Laboratório de Físico-Química Biológica se destaca é na área de terapia celular, investigando os processos moleculares e celulares desencadeados pelo tratamento com células tronco em modelos de isquemia/reperfusão renal. A contribuição dos eventos ocorridos na mitocôndria são de grande interesse para o grupo, avaliando o acoplamento do transporte de elétrons e consumo de óxigênio pelas células renais após injúria e administração de célula tronco adultas.

O Laboratório vem se dedicando na compreensão das alterações bioquímicas, biofísicas e fisiológicas desencadeadas pela desnutrição alimentar, característica da região do Nordeste brasileiro. O impacto da desnutrição durante a gestação, lactação e ao longo da vida sobre processos fisiológicos, como controle da pressão arterial, fertilidade, sobrepeso e programação metabólica são de grande interesse do Laboratório nos últimos anos.

O papel fisiológico da ATPase transportadora do metal pesado cobre, que quando mutada é responsável por duas doenças humanas - Doença de Wilson e Síndrome de Menkes - é ponto central de outra linha de pesquisa do Laboratório, onde a análise de modificações funcionais da enzima, alterações na localização celular e modulação da atividade enzimática por hormônios são primordiais para colaboração estabelecida entre a pesquisa básica e clínica.

Entre as colaborações estabelecidas pelo Laboratório de Físico-Química Biológica, destaca-se a do Laboratório Intermediário de Biomembranas, Laboratório de Bioquímica e Sinalização Celular e Laboratório de Ecofisiologia e Toxicologia de Cianobactérias, todos do IBCCF. Fora do Instituto, mas dentro da UFRJ, o Laboratório de Físico-Química Biológica contribui com a Profa. Lucienne da Silva Lara Morcillo do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e Profa. Maria Chiara Chindamo, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCCF). Há colaboração com a Profa. Ana Durce Oliveira da Paixão do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e internacionalmente com Elisabeth Mintz e Martine Cuillel do Comissariat à l'Energie Atomique et aux Energies Alternatives (CEA-Grenoble), França.

Todos os projetos relacionados a estes temas são apoiados por diferentes financiamentos estaduais, federais e internacionais, tais como Universal/CNPq, Pronex/FAPERJ, Temáticos/FAPERJ, INCT/MCT, Cientista do Nosso Estado/FAPERJ, Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ, CAPES/PROCAD, entre outros.

Chefe de Laboratório

Adalberto Ramon Vieyra