Rosane Silva - Associada

Laboratório de Metabolismo Macromolecular Firmino Torres de Castro
silvaros@biof.ufrj.br
MP Pesquisa Biomédica

Rosane Silva, graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ e Fox Chase Cancer Center - EUA. É professora associada da UFRJ e orientador de mestrado e doutorado. Participou da Rede Nacional de Sequenciamento de DNA CNPqBrgene. Coordena projeto de inovação na área de genética e de produtos biotecnológicos. Coordenou o Programa de Biologia Molecular e Estrutural (2009 - 2011). Presidente da Comissão Interna de Biossegurança - CIBio (2006 -2013). Atualmente é coordenadora adjunta de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biofísica) da UFRJ e chefe do laboratório Metabolismo Macromolecular Firmino Torres de Castro. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INPeTAm). As linhas de pesquisa são nas áreas de diversidade genética de vírus, aspectos genéticos dos polimorfismos do hospedeiro e patógenos, análise da microbiota em amostras ambientais por sequenciamento de ultima geração e genética de tripanosomatídeos, com um foco especial em genômica funcional.