Robson Coutinho Silva - Associado

rcsilva@biof.ufrj.br
Ambas
MP Pesquisa Biomédica

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Pós Doutorado pelo Royal Free and University College Medical School Londres (2000-2002). Professor Associado IV lotado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É chefe do Laboratório de Imunofisiologia e Vice- Presidente do Clube Brasileiro de Purinas. Foi Vice-diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - IBCCF, coordenador adjunto do curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biofísica) , coordenador do Programa de Imunobiologia e presidente fundador do Clube Brasileiro de Purinas. Participa da equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INPETAM). Além disso, é presidente do museu de ciências - Espaço Ciência Viva, e é orientador externo na área de ensino de Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular e imunidade inata, atuando principalmente nos seguintes temas: sinalização purinérgica em doenças parasitárias e inflamatórias, sinais de perigo, imunomodulação e apoptose.