Pedro Muanis Persechini - Titular

Laboratório de Imunobiofísica
pedromp@biof.ufrj.br
MP Pesquisa Biomédica

Sou Bacharel e Mestre em Física (UFMG) e Doutor em Ciências Biológicas - Biofísica (UFRJ). Desde 1978 sou Professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ onde atualmente sou Professor Titular, chefe do Laboratório de Imunobiofísica e co-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica - INPeTAm. As linhas de pesquisa de nosso grupo de pesquisa situam-se nas áreas de Imunologia, Biofísica e suas interseções. Atualmente estas linhas estão focadas na caracterização biofísica, molecular e funcional de receptores de nucleotídeos (P2), canais iônicos e mecanismos de transporte presentes em células do sistema imune e no estudo dos mecanismos de indução de morte celular empregados por linfócitos citotóxicos. Partindo de aspectos básicos, como a identificação de moléculas secretadas por linfócitos citotóxicos, a caracterização biofísica e farmacológica de mecanismos de transporte transmembrana ativados por agonistas de receptores P2X7 em macrófagos e a análise de vias de sinalização relevantes, almejamos conseguir desenvolver novas estratégias de imunomodulação que nos permitam interferir em modelos experimentais de processos imuno-patologicos, aproximando a pesquisa básica da pesquisa clínica a partir de uma visão imunobiofísica. Além das atividades de pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação, dedico-me também a atividades de extensão no campo da divulgação científica, colaborando com as atividades do museu interativo de ciências "Espaço Ciência Viva" do qual sou co-fundador e ex-presidente. Sou autor ou co-autor de 69 artigos científicos, que foram citados mais de 2.200 vezes por outros autores na literatura especializada, e orientei 10 teses de Doutorado, 16 de Mestrado e 11 monografias de graduação. Supervisionei as atividades de pesquisa de 5 pós-doutorandos e introduzi ao ambiente de pesquisa mais de 60 estudantes de Iniciação Científica, Especialização e Extensão (dados de 04/2015).

Titulares