Luciana Barreto Chiarini - Associada

Laboratório de Neurogênese
chiarini@biof.ufrj.br

Formada em Ciências Biológicas, com Bacharelado em Genética (UFRJ). Possui Mestrado em Bioquímica (IQ-UFRJ) e Doutorado em Ciências Biológicas - Biofísica (IBCCF) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Desenvolveu parte do Doutorado na University of Cambridge, na Inglaterra. Foi Pesquisadora Junior contratada pelo Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer em 1999, em São Paulo. De volta ao Rio de Janeiro, foi Pesquisadora FAPERJ (Programa Fixação de Pesquisador). Atualmente é Professora Associada 1 do Programa de Neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. É coordenadora de grupo de pesquisa Estresse de Retículo Endoplasmático e Câncer no Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bolsista de CNPq nível 2. É orientadora de teses de doutorado e mestrado na Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Biofísica (CAPES 7).do IBCCF da UFRJ. Tem experiência na área de Biologia celular, com ênfase em sinalização celular (proteínas cinases, fatores de transcrição, chaperonas), morte celular e mitose. Atua principalmente nos seguintes temas: neurodegeneração, câncer, desenvolvimento da retina, resposta celular ao estresse e vias de resposta à proteínas desenoveladas.