Lucia Mendonça Previato - Titular

Chefe de laboratório
Laboratório de Glicobiologia
luciamp@biof.ufrj.br

Possui graduação em História Natural pela Universidade Santa Úrsula (1971) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976). Desenvolveu estágio pós-doutoral em Química de Carboidratos, utilizando a espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) (1977/78-National Research Council-Canadá); Glicobiologia (1978/1979-Departament of Biochemistry, University of California,Berkley,US);e Química de Proteínas (1987-1988-INSERM, França). Em 2011/2012 desenvolveu estágio sênior no exterior (CAPES, Brasil) sobre a caracterização de glicofenótipos por Espectroscopia de Massas. Foi agraciada com os prêmios: (1997) International Research Scholar, Howard Hughes Medical Institute; (2001) Ordem Nacional do Mérito Científico - Comendador, Governo Federal; (2004) L'Oréal-UNESCO Awards for Women in Science, Paris,França; (2007) Biology TWAS AWARD; (2011) Homenagem Especial Destaque Ciências Médicas -120 anos Jornal do Brasil, Academia Brasileira de Letras. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (desde 1992); Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (desde 1996); Membro Titular da TWAS-Academia de Ciências dos Países do Mundo em Desenvolvimento, desde 2008).Tem experiência na área de glicobiologia e bioquímica de microrganismos, com ênfase em tripanosomatídeos, fungos e bactérias endofíticas fixadoras de nitrogênio, e na caracterização de glicofenótipos por espectrometria de massas (glicoma) e espectroscopia de RMN.

Titulares