João Guedes da Franca - Associado

Laboratório de Neurobiologia II
jgfranca@biof.ufrj.br
Fisiologia

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), e pós-doutorado em neurofisiologia pela Vanderbilt University (2003) e Universidade da Califórnia em Davis (2009). Foi Coordenador do Programa de Neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ, onde atualmente é professor associado. Leciona Neurofisiologia para diferentes cursos de graduação, incluindo Psicologia, Nutrição, e Fonoaudiologia. É orientador credenciado do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia do IBCCF e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Médicas (ICB), ambos da UFRJ. Desenvolve pesquisa na área de Neurofisiologia em projetos de pesquisa que visam compreender a fisiologia e a microanatomia do sistema sensorial somático e a integração sensório motora em diferentes espécies de mamíferos, incluindo primatas, roedores e marsupiais. Um de seus principais interesses consiste em entender como as conexões que as diferentes áreas sensoriais e motoras do isocórtex estabelecem entre si, bem como com o tálamo, geram as sensações e o desempenho motor, com ênfase especial nas habilidades manuais e no uso de ferramentas em primatas. Através da comparação entre as diferentes espécies de mamíferos estudadas é possível investigar os diferentes tipos de organização funcional do sistema nervoso que surgiram ao longo do processo evolutivo.