Jean Remy Davée Guimarães - Titular

Chefe de laboratório
Laboratório de Traçadores em Ciências Ambientais Wolfgang Christian Pfeiffer
jeanrdg@biof.ufrj.br

Jean Remy Davée Guimarães Bacharel em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestre (1982) e Doutor (1992), em Ciências Biológicas, Biofísica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como pesquisador em radioecologia marinha no Inst. de Radioproteção e Dosimetria da CNEN de 1982 a 1990, sendo responsável pelo programa de monitoração radiológica ambiental da central nuclear de Angra dos Reis. É professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (desde 1993, atualmente Associado IV), chefe do Laboratório de Traçadores W.C. Pfeiffer e coordenador do Programa de Biofisica Ambiental, Inst. de Biofísica Carlos Chagas Filho. É supervisor de radioproteçao do IBCCF e coordenador de Unidade Multi-usuário de radiometria que atende o IBCCF e outros usuarios do CCS. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: biogeoquimica de poluentes metálicos e organo-metálicos em solos e ambientes aquáticos, uso de traçadores em estudos de processos ambientais. Coordena ou participa de projetos multidisciplinares em biogeoquimica ou saúde ambiental com parceiros nacionais (UnB, UNIR, UFPA, PUC-Rio, UFF e UERJ) e internacionais ou multilaterais (CRDI, Canadá; IRD, França; UMSA, Bolívia; FUNSAD, Equador). Desde 2007 atua em divulgacao cientifica, como editor e autor na Ciencia Hoje e na Ciencia Hoje das Crianças e colunista mensal no site CHOnline (Coluna Planeta em Transe), entre outros. Publicou pela Editora Ciencia Hoje o livro Terra em Transe, 2012, em 2a edicao. É tambem artista visual (fotografia e desenho) e cozinheiro amador.

Titulares