Gilberto Weissmuller - Associado

Laboratório de Física-Biológica
gweissmu@biof.ufrj.br

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado Em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1988) e Doutorado Em Ciências Naturais - Technische Universität München (1995). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Biofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Microscopia de Força Atômica, Espectroscopia de Força e Ressonância de Plasmons de Superfície. As questões de interesse são, entre outras, nanotecnologia, as interações moleculares (entre proteínas e destas com DNA e membranas biológicas), propriedades elásticas e adesivas de superfícies e a interação de partículas virais com membranas.