Eleonora Kurtenbach - Associada

Chefe de laboratório
Laboratório de Biologia Molecular e Bioquímica de Proteínas
kurten@biof.ufrj.br

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e Pós doutorado no NIMR de londres, UK (1991). Foi Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho de Julho de 2011 à Fevereiro de 2013. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio de janeiro e Vice Presidente do Espaço Ciência Viva, um dos museus pioneiros de divulgação Científica do Brasil. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: defensinas de plantas, cardiopatias autominunes, controle de expressão gênica, divulgação científica e expressão de proteínas de interesse biotecnológico em sistemas heterólogos.