Ednildo de Alcantara Machado - Associado

Chefe de laboratório
Laboratório de Entomologia Médica
ednildo@biof.ufrj.br

O pesquisador possui graduação em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), concluiu seu mestrado (1992) e doutorado (1998) pela pós-graduação em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Tem experiência na área de Fisiologia de insetos, com interesse em 2 grandes linhas de pesquisa: 1a linha de pesquisa - Caracterização de moléculas com propriedades antimicrobianas em diversos insetos como a barata Periplaneta americana e do veneno de formiga do genero Solenopsis . O grupo está envolvido na caracterização de moléculas com importante atividade animicrobiana ativas contra fungos, bacterias e protozoários (Trypanosoma cruzi). 2a linha de pesquisa - Caracterização de enzimas envolvidas na digestão no intestino de insetos utilizando como modelos: as baratas Periplaneta americana e Nauphoeta cinérea e também diversas espécies de cupim. Estamos caracterizando diferentes enzimas envolvidas na digestão destes insetos com particular ênfase nas carboidrases e proteases.