Cristiane del Corsso - Adjunta

Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular
cdcorsso@biof.ufrj.br
Nenhuma

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Pós Douramentos em Reno Nevada (UNR-EUA; 2002-2004), onde dedicou-se ao estudo de Canais de Cálcio tipo L em células de músculo liso e expressão heteróloga de canais iônicos e no Albert Einstein College of Medicine (New York; 2004-2006) onde dedicou-se aos estudos de eletrofisiologia em Junções Comunicantes (gap junctions), com ênfase em estudos em Cx36 e seu papel na plasticidade neuronal. Em 2007 (Jan-Mar) esteve como visitante no laboratório de Terapia Celular chefiado pelo Prof. Piero Anversa, em Valhalla, NY, onde dedicou-se ao aprendizado de isolamento de células tronco cardíacas e identificação das mesmas em órgãos adultos. Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ), na área de Fisiologia Cardiovascular, onde desenvolve projetos com ênfase no estudo de canais iônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Eletrofisiologia Cardíaca em condições normais e patológicas e caracterização de células tronco isoladas a partir de coração de camundongos adultos.

Adjuntos