Claudia de Alencar Santos Lage - Associada

lage@biof.ufrj.br

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado em Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Fez Pós-Doutorado em Genômica na USP (2005) e isolamento de proteínas de reparo de DNA no CEA-França (2008). É Professor Associado III da Universidade Federal do Rio de Janeiro (desde 1994) e Visiting Professor da Open University, UK, 2009-2011 e da Université de Nice Sophia Antipolis (2012-). Revisor ad hoc dos periódicos Genetics and Molecular Biology (GMB), Química Nova (Soc. Bras. Química), J Phys Conf Series, Biological Reviews (Cambridge Philosophical Society), Photochem Photobiol A:Chem, Archives of Dermatological Research, Microbial Ecology e Astrobiology. Consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Pontifícia Universidade Católica de Brasília, Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Ministério da Saúde para julgamento dos projetos em parceria com as FAP s Estaduais. Pesquisador e consultor da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Líder de grupos de Pesquisa do CNPq, Coordenador de projetos no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e Vice-Coordenador de convênio de cooperação internacional CNPq-GRICES e detentora de um Joint Project UK-Brazil com a Royal Society de Londres. Publicou 30 trabalhos em periódicos com corpo editorial rígido, mais de 150 comunicações em congressos, com 17 prêmios conquistados (7 nacionais e 10 internacionais). Examinou quase 80 teses em várias Universidades, orientou 36 alunos (IC, MSc e DSc), e atualmente responde pela orientação de 11 alunos de diferentes níveis. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Radio e Fotobiologia e Reparo de DNA e Mutagênese, coordenando uma grande linha de pesquisa intitulada "Mecanismos de Dano e Reparo de DNA: fundamentos e aplicações." Líder de dois Grupos de Pesquisa do CNPq: um na área denominada Astrobiologia, o AstroBio-Brazil e outro na área de dano e reparo de DNA.