Clarissa Damaso - Associada

Chefe de laboratório
Laboratório de Biologia Molecular de Vírus
damasoc@biof.ufrj.br

Possui graduação em Ciências Biológicas- modalidade Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Foi Visiting Scholar da University of Cincinnati, Ohio, USA (1990-1993). Sua área de trabalho desde a Pós-Graduação é Biologia Molecular de Vírus. Atualmente é professor associado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Vírus. É líder de grupo no INCT "Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica -INPeTAm". Tem experiência na área de Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: poxvírus (virus vaccinia, Cantagalo, Cotia), interação vírus-células hospedeiras (fatores celulares envolvidos no ciclo viral, fatores de virulência e apoptose), agentes antivirais como ferramenta de estudo da expressão gênica viral.