Christianne Bandeira de Melo - Associada

Laboratório de Inflamação
cbmelo@biof.ufrj.br

Possui bacharelado em Ciências Biológicas com especialização em Farmacologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1998). Christianne fez seu pós-doutoramento na Harvard Medical School em Boston com o professor Peter F. Weller (2002). Para retornar ao Brasil foi agraciada pelo Programa de Fixação de Doutores (PROFIX) do CNPq e, atuando como pesquisadora na FIOCRUZ-RJ, Christianne recebeu seu primeiro Jovem Cientista da FAPERJ, além de um Edital Universal. Em 2006, Christianne assumiu como professora adjunta e pesquisadora PROFIX-Fase 2 do recém-criado Laboratório de Inflamação no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Christianne foi novamente Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) entre 2007 e 2009, período que também foi agraciada pelo edital Grupos Emergentes da FAPERJ como coordenadora. Em 2008, recebeu Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq. Com relação a formação de pessoal especializado, 4 teses de mestrado e 4 de doutorado foram concluídas sob a sua orientação. A pesquisadora tem experiência na área de Imunofarmacologia, com ênfase em Imunologia Celular. Atualmente, é membro do Instituto Nacional de Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica - INPeTAm, atua como Editora Acadêmica do periódico PlosOne e compõe a Comissão Deliberativa da Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação da UFRJ. Seu grupo de pesquisa é atualmente composto por 1 aluna de pós-doutorado, 2 candidatas ao doutorado (fazendo seleção), 2 alunos de doutorado, 5 alunos de mestrado e 3 alunos de IC , que sob a orientação principal de Christianne, estuda os mecanismos de ativação leucocitária com ênfase em eosinófilos. Os processos de síntese e ação de mediadores lipídicos (com destaque para a PGD2), secreção de citocinas e biogênese de organelas são seus alvos de investigação.