Celso Caruso Neves - Titular

Laboratório de Bioquímica e Sinalização Celular
caruso@biof.ufrj.br
Fisiologia

Prof. Caruso-Neves é Professor Associado IV do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cientista do Nosso Estado/FAPERJ e Pesquisador 1B do CNPq. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado (1992) e doutorado (1996) em Biofísica no IBCCF/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou seu Pós-Doutorado na School of Medicine da Johns Hopkins University (2004-2006). Atualmente, Prof. Caruso-Neves é Vice-Diretor do IBCCF/UFRJ. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia), conceito 7 na avaliação CAPES. É consultor ad hoc de inúmeras agências de fomento, membro de sociedades e academias científicas nacionais e internacionais, e revisor de vários periódicos internacionais de corpo editorial rígido. Em 2000 criou o Laboratório de Bioquímica e Sinalização Celular e, desde então, vem desenvolvendo projetos em hipertensão arterial, doença renal e a correlação entre estas enfermidades. Neste aspecto, são estudados os mecanismos moleculares envolvidos na gênese destas doenças procurando possíveis alvos onde novas terapias possam ser desenvolvidas. Em particular são abordadas questões correlacionadas com: 1) a regulação hormonal da excreção renal de sódio e sua implicação na regulação da pressão arterial; 2) a lesão túbulo intersticial induzida por albumina e os mecanismos moleculares envolvidos neste processo; 3) o papel do sistema renina-angiotensina na lesão renal e sua correlação com o desenvolvimento da hipertensão arterial primária; 4) a identificação de possíveis marcadores imunológicos e funcionais associados ao aumento da probabilidade do desenvolvimento da hipertensão.

Titulares