Bartira Rossi Bergmann - Associado

Laboratório de Imunofarmacologia
bartira@biof.ufrj.br
MP Pesquisa Biomédica

Bartira Rossi-Bergmann é biomédica, formada em 1981 pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Concluiu em 1982 o mestrado na London School of Hygiene and Tropical Medicine (Inglaterra), e em 1987 o doutorado na Brunel University (Inglaterra) sobre Imunologia da leishmaniose e da tripanossomose africana, respectivamente. Após dois anos como pesquisadora visitante na Fundação Oswaldo Cruz, em 1989 entrou por concurso público na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Em 1994, fez pós-doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá) onde pesquisou a viabilidade de vacinas tolerogênicas em transplantes. Atualmente, é Professora Associada 4 no Instituto de Biofísica da UFRJ, onde é chefe do Laboratório de Imunofarmacologia. Orientou 20 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado em PG nível 7. Publicou 70 artigos científicos, 7 capítulos de livro, e tem 10 pedidos de patentes. É Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e pesquisadora 1B do CNPq. Atualmente pesquisa novos fármacos e vacinas antileishmaniais e estratégias terapêuticas inovadoras visando sua fácil aplicação e redução de efeitos colaterais. Para tal, estão sendo desenvolvidos fármacos, adjuvantes e vacinas nanoestruturados para uso não-injetável e/ou de dose única. Desenvolve projetos de desenvolvimento tecnológico em parceria com empresas como GlaxoSmithKline, Sanofi-Aventis e IPT, e é membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica - INPeTAm. Tem experiência nas áreas de Parasitologia, Imunologia e Nanotecnologia, mais específicamente nanofármacos e nanovacinas.