Adriana Bastos Carvalho - Adjunta

carvalhoab@biof.ufrj.br
Fisiologia
MP Pesquisa Biomédica

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Fez pós-doutorado no Brigham and Women's Hospital da Harvard Medical School com ênfase em terapias celulares, atuando na área de biologia e envelhecimento das células-tronco cardíacas adultas. Também fez pós-doutorado na Universidade de Toronto com ênfase na diferenciação de células-tronco pluripotentes em cardiomiócitos. É professora adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vem dando continuidade a sua linha de pesquisa em terapias celulares, com foco na geração de células-tronco pluripotentes induzidas, diferenciação cardíaca de células-tronco pluripotentes e seu uso em modelos de doenças cardiovasculares. Além disso, também estuda os mecanismos moleculares responsáveis pela insuficiência cardíaca com enfâse no papel dos microRNAs no remodelamento cardíaco.

Adjuntos