Ana Paula Cabral de Araujo Lima - Associada

Chefe de laboratório
Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular de Proteases
anapaula@biof.ufrj.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado -sanduíche pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e o Biotechnology Research Institute (Montreal, Canada). Realizou parte do seu doutorado sanduíche em Montreal durante 3 anos nas áreas de biologia molecular, bioquímica de proteínas e enzimologia entre 1990-1993, no Biotechnology Research Institute e foi estudante da McGill University. Realizou estágio pós-doutoral de curta duração na London School of Tropical Medicine and Hygiene (Inglaterra) e no Wellcome Centre for Molecular Parasitology (Glasgow, Escócia) em 1996. Em 1997, tornou-se Professora Adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Foi coordenadora adjunta de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biofísica) da UFRJ de 2001-2003. Em 2008 realizou período sabático Wellcome Centre for Molecular Parasitology, na Universidade de Glasgow. Atualmente é Professora Associada do Instituto de Biofisica Carlos Chagas Filho, chefe do laboratório de pesquisa em Bioquimica e Biologia molecular de proteases e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biofísica) da UFRJ. A partir de 2014, é também Honorary Senior Lecturer da Universidade de Glasgow, Escócia. Suas linhas de pesquisa envolvem proteases e inibidores naturais de proteases de microorganismos patogênicos com ênfase em biologia celular, manipulação genética de parasitos e reposta inata a infecções por Trypanosoma cruzi, Leishmania e Trypanosoma brucei.