Laboratório de Traçadores em Ciências Ambientais Wolfgang Christian Pfeiffer

    Criado em 2000, este laboratório surgiu do Lab. de Radioisótopos Eduardo Penna Franca, com o qual segue mantendo estreita colaboração. Está sob a responsabilidade de Jean Remy Davée Guimarães, Mestre e Doutor em Ciências pelo IBCCF em 1982 e 1992 respectivamente, Prof. Adjunto desde 1993, após dez anos como pesquisador no Depto. de Proteção Radiológica Ambiental do Inst. de Radioproteção e Dosimetria da CNEN.

    O laboratório dedica-se à aplicação de isótopos radioativos - e mais recentemente também estáveis em ciências ambientais, em particular no estudo do ciclo e da especiação química de poluentes metálicos em ambientes aquáticos, sendo pioneiro nos estudos sobre a metilação microbiana do Hg.

    Por extensão, dedica-se ao desenvolvimento e padronização de métodos radioquímicos para medidas de atividade microbiana em sedimentos, água, solos, perifiton de plantas aquáticas e outras matrizes.

    Subsidia outros grupos no planejamento e execução de experimentos radioquímicos e assegura a operação e manutenção de detectares gama e beta de uso institucional, além de manter cursos regulares de espectrometria gama, cintilação líquida e proteção radiológica.

    Participa de diversos projetos trans¬disciplinares no Brasil com ênfase na interação meio ambiente saúde, com colaboradores estrangeiros (UQaM/Canadá; IRD/França; Univ. de Uppsala, Suécia) e nacionais (PUC/Rio; Embrapa/solos IRD/CNEN), com forte componente de formação de recursos humanos para a pesquisa.

 Equipe:

 Chefe de Laboratório

Jean Remy Davée Guimarães

Pós-doutorandos

Renata Spolti Leao

Doutorandos

Raquel Rose Silva Correia

Diogo Neves Gomes da Silva

Isabella Abduche Feijo

Aperfeiçoamento científico

Daniele Santos

Programa: 
Biofísica Ambiental