Marcelo Marcos Morales - Associado

Chefe de laboratório
mmorales@biof.ufrj.br
Ambas

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde tem sua linha de pesquisa centrada na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular e Biologia Molecular. Atua principalmente nos seguintes temas: a) Expressão Gênica de transportadores iônicos no epitélio renal e pulmonar; Terapias Celulares (células tronco) em modelos de doenças renais e pulmonares; c) Terapia Gênica em modelos animais utilizando vetores virais e não virais (nanopartículas). Seus resultados de pesquisa pré-clinica já estão em fase de testes em seres humanos, tal como como ocorre com a terapia utilizando células tronco derivadas de medula óssea para o tratamento da silicose pulmonar, asma, enfisema, glomeruloesclerose segmentar e focal (pesquisa clínica fase I). Tem importante atuação na política científica Nacional e Internacional: É atual Secretário Geral e Ex-Presidente da Federação Latino Americana de Sociedades de Biofísica (LAFeBS), Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), Ex-Coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Ex-Presidente da Comissão de Ética com Animais da UFRJ, Ex-Membro do Conselho da União Internacional de Biofísica (IUPAB), Presidente Eleito da IUPAB (para mandato 2017-2020), Atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação Latino Americano de Biofísica (POSLATAM - ligado a IUPAB), Ex-Secretário da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), Ex-Secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É atual Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq.