Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia

Apresentação

            O curso de Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma iniciativa de professores do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e do Polo Avançado de Xerém, liderada pelo prof. Wanderley de Souza. Este projeto está associado ao Complexo Educacional de Xerém, criado em 2008 a partir da interação da UFRJ com o Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) dentro do Programa REUNE de interiorização das Universidades Públicas. Este curso também conta com a colaboração do Instituto de Bioquímica Médica e Instituto de Biologia, ambos da UFRJ, e da Secretaria Estadual de Educação através do Colégio Estadual Círculo Operário (CECO), uma escola pública localizada próxima ao Inmetro e às futuras instalação do Polo UFRJ-Xerém.

            O Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia está voltado ao aprofundamento da formação em conteúdo e científica, com ênfase na aplicação de uma formação prática baseada em experimentos simples e efetivos, ampliando assim a experiência dos professores dos ensinos fundamental e médio, capacitando-os a elaborar novas técnicas e processos usando o método científco e a aplicar conhecimentos, tecnologias e resultados científicos para transmitir com eficiência o conteúdo programático exigido pelo Ministério da Educação.  Essa iniciativa tem como objetivo final formar mestres, professores de Biologia, efetivamente capacitados para o ensino contemporâneo com  aprendizado permanente e qualificados para a cidadania.    

Objetivos

  Com isso, o Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem por objetivos:

  1. Formação científica, com ênfase na ampliação da experiência científica do professor-aluno em laboratórios de pesquisa da UFRJ, modificando sua visão da Biologia e incorporando a seu discurso as premissas básicas do método científico;
  2. Formação teórico-prática complementar, onde o professor-aluno terá acesso através de aulas teóricas e práticas de conceitos novos e atualizados nas diferentes disciplinas do conhecimento na área da Biologia. Para tal, será utilizada uma escola pública estadual como modelo experimental para o desenvolvimento de aulas práticas;
  3. Desenvolver ou acompanhar atividades de pesquisa científica em temas atuais da Biologia que os habilitem para uma melhor compreensão dos diferentes conteúdos;
  4. Desenvolvimento e avaliação de métodos, materiais didáticos e práticas para o ensino de Biologia de níveis fundamental e médio;
  5. Estimular os professores a se dedicarem  integralmente à Escola.

Metas

            Formar mestres, professores dos ensinos fundamental e médio, capacitados para atuarem como importantes transformadores do espaço físico da escola ensinando seus alunos a interpretar fatos e fenômenos sob o olhar da ciência, de forma que eles possam empregar no seu dia-a-dia toda a teoria e prática aprendida na escola.

Resultante

            Formar mestres, professores reflexivos e críticos nos diferentes conteúdos da Biologia que saibam pesquisar, localizar no futuro a pesquisa que interesse a sua profissão, incluir a pesquisa na sua atividade profissional, de forma que eles possam estar em contínua autoformação atuando como promotores e partícipes de uma Escola que se encontra em ininterrupta formação profissional, consequentemente habilitando o aluno para atuar no mercado de trabalho e exercer a cidadania em plenitude.

Área de Concentração

Biologia Geral