O Laboratório de LaMMB é uma unidade multiusuário para experimentação animal que tem como função primária o alojamento de camundongos de pesquisadores do IBCCF. O Laboratório apresenta moderna infraestrutura e instalações que possibilitam o manejo experimental e manutenção de AnGM.

 

MISSÃO

  1. O LaMMB foi criado para atender pesquisadores do IBCCF envolvidos em pesquisas de alto nível com forte enfoque multidisciplinar envolvendo um grande número de modelos biológicos que exigem o manejo de camundongos;

  2. Visa atender a crescente necessidade de infraestrutura para a manipulação de animais e dar suporte para pesquisa em diferentes áreas da ciência de acordo com os princípios éticos na experimentação animal em conformidade com as condições estabelecidas em seu REGULAMENTO;

  3. Visa fortalecer os grupos de pesquisa que necessitam usar animais dando subsídios ao desenvolvimento de grandes projetos de caráter multidisciplinar e aumentar a produção científica de docentes do IBCCF que produzem ciência com experimentação animal.

 

ESPAÇO FÍSICO

O LaMMB está dividido em:

  1. Área de Ambientaçâo/Quarentena: Localizada no primeiro andar e tem a finalidade de manter os animais recém-chegados ao biotério. Estes animais permanecerão pelo menos três/quatro semanas neste local e serão avaliados pelos Veterinários da Coordenação de Atividades com Modelos biológicos Experimentais (CAMBE) do CCS. Esta avaliação será principalmente para endo e ectoparasitos. No caso de detecção de infecção e/ou infestação estes animais deverão ser tratados durante o período determinado pelos veterinários e somente depois poderão ingressar no segundo andar do biotério.

  2. Área de Manutenção: Localizada no segundo andar e tem como finalidade manter os animais em experimentação em racks individualmente ventilados.

  3. Área de Procedimentos: Três salas localizadas no segundo andar destinadas a realização de procedimentos experimentais. Cirurgias, coleta de sangue, inoculação, eutanásia deverão ser realizados nestas salas.

  4. Área de Lavagem: Localizada no primeiro andar. Lavagem e esterilização e preparação dos materiais serão realizados neste espaço. Os materiais sujos descerão pelo monta carga da sala de lavagem e subirão pelo monta carga da sala da autoclave.  

  5. Depósito: Localizado no primeiro andar para armazenamento de ração e maravalha.

 

Para o seu funcionamento o LaMMB conta com o serviço de duas técnicas de nível médio e uma chefia composta por uma comissão de professores do IBCCF. Para garantir a qualidade dos animais hospedados no biotério o LaMMB conta ainda com o apoio de profissionais em Medicina Veterinária.

 

COMITÊ GESTOR

Adriane R. Todeschini

Tânia Ortiga

Robson Coutinho Silva

 

CONTATO
Endereço:
Avenida Carlos Chagas Filho, 373. Centro de Ciências da Saúde (CCS), Inter-Bloco G.
Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ.
CEP: 21941-902
 
Contato
lammb@biof.ufrj.br
adrianet@biof.ufrj.br
taniaort@biof.ufrj.br
rcsilva@biof.ufrj.br