Laboratório de Neurobiologia Comparativa e do Desenvolvimento

O Laboratório de Neurobiologia Comparativa e do Desenvolvimento utiliza tanto modelos invertebrados como modelos vertebrados para estudos com foco na neurobiologia celular e tecidual.

Invertebrados: O laboratório investiga basicamente a biologia celular e tecidual de invertebrados com dois enfoques: a interação célula/tecido/meio ambiente e a produção de novos neurônios em adultos. Os temas de pesquisa que o grupo desenvolve atualmente são:

Caracterização de células da glia e neurogênese em cérebros de crustáceos adultos.

Caracterização de células da glia e neurorregeneração em ascídias após aplicação de neurotoxina.

Ação de agentes físico-químicos sobre o sistema nervoso de crustáceos decápodes adultos e possíveis mediadores protetores.

Vertebrados: Os interesses do laboratório consistem no estudo dos papéis de agentes neuroprotetores na resposta a condições patológicas. As linhas de pesquisa em andamento no nosso laboratório são as seguintes:

Fatores tóxicos e neuroproteção da retina

Doença de Parkinson e neuroproteção após exercício

O laboratório mantém colaborações com outros laboratórios do IBCCF e de outros institutos da UFRJ, além de outras universidades brasileiras (FURG, UFF, UFMG, UFSC, UFPA) e internacionais (Wellesley College e Harvard Medical School nos EUA; Institut de Génétique et de Biologie Moléculaire et Cellulaire na França, Jacobs University na Alemanha, Oulu University na Finlândia, Universidade Santiago de Compostela na Espanha).

Chefe de Laboratório

• Leny A. Cavalcante