Laboratório de Fisiologia Endócrina Doris Rosenthal

Linhas de Pesquisa:
  • Carcinogênese tireóidea: marcadores moleculares e novas perspectivas terapêuticas;
  • Papel da Homeostase Redox sobre a Fisiologia e Fisiopatologia Tireoidiana;
  • Regulação Hormonal do Gasto Energético e da Massa Corporal;
  • Envelhecimento e Função Tireóidea;
  • Interferentes Endócrinos sobre a Fisiologia e Fisiopatologia Tireoidiana.

Os hormônios tireóideos exercem efeitos importantes sobre a morfogênese, o crescimento e a maturação de diversos órgãos e agem sobre várias etapas do metabolismo energético. As disfunções tireóideas que resultam em hipo- ou hiperfunção glandular têm geralmente repercussão clínica relevante devido à importância fisiológica dos hormônios da tireóide. Os projetos de pesquisa desenvolvidos visam a elucidar as etapas da biossíntese hormonal tireóidea, sua regulação, metabolização e os mecanismos intracelulares que controlam a proliferação da célula folicular tireóidea. Esses estudos contribuirão sobremaneira para a compreensão da etiopatogenia das doenças tireóideas; da dishormonogênese ao câncer de tireóide. Desenvolvemos ainda projetos visando a melhor compreensão dos mecanismos envolvidos na regulação do gasto energético e da massa corporal pelos hormônios da tireóide.

Os objetivos gerais relacionados às linhas de pesquisa são os de compreender os mecanismos de regulação da função tireóidea por fatores de crescimento e estrógenos, pela tireoglobulina e pelo iodo, bem como as vias de sinalização intracelulares relacionadas à carcinogênese tireoidiana. Pretende-se ainda avaliar se a diminuição dos hormônios gonadais, nos animais velhos, contribuiria para as alterações do eixo hipófise-tireóide observadas durante o envelhecimento. As informações obtidas são de interesse inclusive para a saúde humana, considerando-se que há crescente aumento no número de idosos na população e a prevalência do hipotireoidismo sub-clínico é maior na população de idosos do que nos adultos jovens. Outra linha de pesquisa está relacionada aos efeitos de interferentes endócrinos sobre a função tireóidea, pois há aumento da prevalência de câncer tireoidiano e sobrepeso na população. Para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa, utilizamos modelos animais, culturas de células e bócios humanos. As abordagens técnicas usadas nestes estudos vão desde dosagens enzimáticas e hormonais, até técnicas mais avançadas de biologia molecular.

Equipe:

Chefe de Laboratório