Linhas de Pesquisa do Laboratório de Endocrinologia Molecular

 

1. Balanço Energético e Metabólico

Objetivo:  Estudamos o papel dos hormônios tireoidianos e seus receptores, sua interação com outros fatores, e mecanismo de atuação na regulação energética. Investigamos o papel da neuromedina B e seu receptor na adipogênese, no metabolismo oxidativo muscular e na sensibilidade à insulina. Ainda, estudamos modelos animais de programação metabólica por obesidade materna visando observar as alterações metabólicas na prole, na homeostase glicêmica e no metabolismo lipídico hepático. Os estudos se aplicam no entendimento dos processos fisiopatológicos que podem levar à obesidade e à esteatose hepática não alcóolica.

 

2. Fisiologia e Fisiopatologia do Eixo Hipotalamo-hipófise-tireóide e da Ação dos Hormônios Tireoideanos

Objetivo:   Busca compreender o funcionamento, em situações fisiológicas e fisiopatológicas, do eixo hipotálamo-hipófise-tireóide e ação dos hormônios tireoidianos. Procuramos identificar alvos dos hormônios tireoideanos e sua relevância em sistemas fisiológicos e fisiopatológicos. Atualmente procuramos entender as interações das ações dos hormônios tireoidianos e da Sirtuina 1 em células cardíacas e sua contextualização para o processo de hipertrofia celular e controle do metabolismo muscular cardíaco.

 

3. Programação do metabolismo energético por obesidade materna em ratos: regulação epigenética do sistema endocanabinóide e do receptor da leptina no eixo hipotálamo-tecido adiposo.

Objetivo: Compreender os mecanismos moleculares e epigenéticos que determinam alterações no inicio da vida provocada pela obesidade materna e que originam modificações no metabolismo que se manifestam em diferentes fases da vida. Atualmente, o foco está na regulação epigenética do sistema endocanabinóide e do recepor da leptina em diferentes órgãos.

 

EQUIPE

DOCENTES

CARMEN CABANELAS PAZOS DE MOURA -  http://lattes.cnpq.br/0104272542847732

 

ISIS HARA TREVENZOLI  - http://lattes.cnpq.br/2473704643348579

 

TÉCNICA DE NIVEL SUPERIOR – BIOMÉDICA  JULIANA GONÇALVES PENA

 

A equipe compreende ainda pós-doutores, alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e alunos de iniciação científica.