Laboratório de Biologia Imunitária George DosReis 

Nosso grupo tem gerado conhecimento sobre o papel da apoptose de linfócitos na resposta imune a parasitas intracelulares, como o Trypanosoma cruzi que causa a doença de Chagas. Também investigamos os mecanismos de regulação entre vias de morte celular e produção de citocinas no modelo de infecção por Leishmania major. Nós descrevemos a ocorrência de apoptose de linfócitos T na infecção pelo T. cruzi, primeira descrição de apoptose em uma doença parasitária, noticiada pela imprensa nacional (e internacional, New Scientist, 1995).

 

Em 2000, nós mostramos que a fagocitose de células apoptóticas (eferocitose) por macrófagos potencializa a infecção pelo T. cruzi e estudamos os mecanismos moleculares envolvidos. Células apoptóticas aumentam a parasitemia, quando injetadas em animais infectados. O trabalho foi publicado na Nature e recebeu um prêmio internacional da Bayer (Young Researcher Aspirin Award, 2000). A partir daí investigamos os efeitos da inibição da apoptose in vitro e vivo na infecção pelo T. cruzi, usando reagentes ou camundongos deficientes em mecanismos da apoptose para identificar potenciais alvos terapêuticos.

 

Recentemente, estudamos a cooperação entre células T CD8 e macrófagos infectados com o T. cruzi e bloqueamos a apoptose dos linfócitos usando o anticorpo anti-FasL. Enquanto a morte de células T CD8 promove a infecção dos macrófagos pelo parasita, o tratamento com anti-FasL aumenta os mecanismos microbicidas do macrófago e ajuda a controlar a infecção, promovendo uma transição de fenótipo M2 para M1. Em uma nova linha em Leishmaniose experimental, estudamos o papel de monócitos imaturos e macrófagos de camundongos infectados com L. major.  Neste caso, o tratamento com ácido trans-retinóico (ATRA) induz uma transição M1 para M2 no fenótipo de macrófagos. Atualmente estudamos impacto da apoptose no fenótipo polifuncional de linfócitos T CD8 e os efeitos da eferocitose mediada por receptores TAM na imunidade ao Trypanosoma cruzi.

Equipe

Chefe de Laboratório

Marcela de Freitas Lopes

Colaboradora

Alessandra d’Almeida Filardy

Doutorandas

Natália de Santana Vellozo

Thaís da Silva Rigoni

Kamila Guimarães Pinto