O Espaço Memorial Carlos Chagas Filho

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) abriga há cerca de 10 anos o Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (EMCCF). Esse Espaço conta com um rico acervo de objetos e equipamento antigos do professor Chagas Filho e de dezenas de laboratórios que compõem o Instituto. Nesse espaço, vem sendo realizadas diversas atividades em três áreas principais:

  1. Museologia e História
  2. Divulgação científica
  3. Educação

O setor de museologia e história desenvolve pesquisas sobre o acervo, maneiras de conservação e catalogação, além de política de descarte de objetos, livros e equipamentos doados ao EMCCF. Esse setor possui um Reserva Técnica onde esse material é selecionado, higienizado e catalogado para futuras exposições.

O setor educativo promove ações em parceria com escolas como o projeto “Descobrindo a Biofísica”, onde alunos de colégios municipais e de outras cidades do estado do Rio de Janeiro visitam o EMCCF e conhecem a história do pesquisador e das atividades cientificas do Instituto. Além disso o setor promove semestralmente cursos para formação de professores de ensino médio e fundamental, visando difundir atividades de ciência para as escolas. Uma das abordagens do curso é a apresentação e demonstração de uso de kits de baixo custo para a realização de experiências com diversos conceitos sobre física, química e biologia.

O setor de divulgação da ciência tem como finalidade principal produzir materiais e promover eventos de divulgação científica para toda a sociedade. As atividades compreendem criação de materiais impressos e digitais, além da participação de eventos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Esse setor também se dispõe a auxiliar pesquisadores e grupos do IBCCF no desenvolvimento de atividades de divulgação da ciência.

EMCCF é destaque na Revista Rio FAPERJ de janeiro/2014

O estande do EMCCF fez um grande sucesso na última edição da FEIRA FAPERJ de Ciência, Tecnologia e Inovação. Tanto, que foi um dos projetos selecionados entre mais de 300 projetos, para estar na Revista Rio FAPERJ de Janeiro/2014. A reportagem completa pode ser lida na versão digital da REVISTA.
O objetivo principal do projetop era o de divulgar a ciência, o EMCCF, o Instituto de Biofísica, o cientista Carlos Chagas Filho e outros cientistas brasileiros. Durante a feira, os visitantes puderam conhecer a história de alguns cientistas brasileiros, visualizar um piolho no microscópio e também comprar equipamentos científicos usados no começo do século passado e os atuais.
Agradecemos especialmente à Profa Débora Anjos e à equipe do Prof. Jean Remy Guimarães pelo empréstimo de equipamentos.