Ementas de Disciplinas oferecidas pela Pós-Graduação em Fisiologia

BASES DA FISIOLOGIA RENAL - 90 horas
Celso Caruso Neves, Marcelo Marcos Morales

Ementa: Estudo integrado das estruturas e funções do sistema urinário, abrangendo os aspectos macroscópicos (descritivos e topográficos), correlações morfo-funcionais, descrição fenomenológica da hemodinâmica renal, da filtração glomerular e dos processos de transporte através dos epitélios renais. Análise das peculariedades do metabolismo renal, dos mecanismos moleculares do transporte de águe e solutos, da regulação neuro-endócrina das funções renais e sua integração com outros aparelhos e sistemas. Durante o curso de Fisiologia Renal espera-se que os alunos absorvam o conhecimento e compreensão da embriogênese da microarquitetura dos tecidos que constituem o rim, sejam capazes de elaborar uma descrição fenomenológica dos processos de transporte renal, conhecendo suas bases moleculares e seus mecanismos de regulação. Espera-se que os alunos obenham o conhecimento do significado fisiológico das peculariedades do metabolismo e da circulação renal, integrando os aspectos estruturais macroscópicos com as funções do rim ao nível de órgão, das células e de subestruturas celulares.

BIOELETROGÊNESE - 60 horas
José Hamilton Matheus Nascimento

Ementa: Fundamentos de eletroquímica. Fluxos iônicos em membranas biológicas. Potenciais de membranas. Propriedades passivas. Biofísica clássica do axônio. Modelo de Hodgkin-Huxley.

BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA A FISIOLOGIA I - 75 horas
Marcelo Marcos Morales

Ementa:  Os principais métodos de biologia molecular utilizados no estudo da fisiologia. Seminários onde serão discutidos artigos que envolvam o aspecto molecular da fisiologia. Análise prática e teórica de metodologia relacionada tais como RT-PCR semiquantitativo: ensaio de proteção contra RNAase (RPA): northen blot.

CONTROLE MOTOR - 90 horas
Claudia Domingues Vargas

Ementa: Planejamento motor: Circuitos parietofrontais de codificação de movimentos de alcance e preensão. Efeito de lesões localizadas no sistema motor. Modelos internos e o controle de movimentos. Aspectos cognitivos do controle do movimento.

DIDÁTICA EM BIOFÍSICA E FISIOLOGIA I - 30 horas
Coordenador do Curso de Graduação

Ementa: Determinação de objetivos educacionais, desenvolvimento de performance mínima aceitável, estratégia educacional, planejamento curricular, tática educacional. Métodos e técnicas de instrução, construção de testes de avaliação, interpretação de resultados de testes de avaliação, planejamento de pesquisas educacionais. (Treinamento para aulas. Tutoria). Para alunos de Mestrado.

DIDÁTICA EM BIOFÍSICA E FISIOLOGIA I - 15 horas
Coordenador do Curso de Graduação

Ementa: Determinação de objetivos educacionais, desenvolvimento de performance mínima aceitável, estratégia educacional, planejamento curricular, tática educacional. Métodos e técnicas de instrução, construção de testes de avaliação, interpretação de resultados de testes de avaliação, planejamento de pesquisas educacionais. (Treinamento para aulas. Tutoria). Para alunos de Mestrado.

ELETROFISIOLOGIA CARDÍACA - 60 horas
Emiliano Horacio Medei

Ementa: Eletrogênese cardíaca normal: potencial de ação e de repouso em miocárdio de trabalho e nos tecidos especializados. Ritmicidade espontânea. Caracterização dos canais iônicos presentes no miocárdio. Métodos de estudos.Relação estrutura/função dos canais iônicos. Importância do transporte ativo e das trocas (bomba Na/K, trocador Na/Cl). Papel e mecanismo de ação de neurotransmissores do sistema nervoso autônomo e de hormônios  na regulação da eletrogênese cardíaca. Propagação da atividade elétrica no coração. Importância das junções comunicantes. Condução em tecidos despolarizados. Fundamentos da eletrocardiografia. O ECG humano normal. Arritmias cardíacas: principais tipos. Mecanismos de arritmias cardíacas.

EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO - 30 horas
João Guedes da Franca

Ementa: Princípios gerais do estudo da evolução do sistema nervoso de vertebrados, com especial ênfase em mamíferos e na evolução do telencéfalo. Ferramentas utilizadas no estudo da evolução do Sistema nervoso. Anatomia comparada do SN. Implicações evolutivas das mudanças no tamanho do cérebro e na proporção relativa de diferentes áreas do SN.

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR - 90 horas
Adriana Bastos Carvalho, Cristiane del Corsso, Regina Coeli dos Santos Goldenberg

Ementa: Eletrofisiologia cardíaca: eletrogênese cardíaca e mecanismos de arritmias; Bases biofísicas da eletrocardiografia; Receptores cardíacos; Acoplamento excitação-contração; Propriedades mecânicas da fibra cardíaca e do coração; Plasticidade cardíaca; Física da circulação; Circulação nas artérias e veias; Fisiologia do músculo liso vascular e regulação do fluxo local; Biologia do endotélio; Microcirculação e troca capilar de fluídos; Débito cardíaco e retorno venoso Regulação da pressão arterial; Circulação coronariana.

FISIOLOGIA DO TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO - 60 horas
João Pedro Saar Werneck de Castro

Ementa: Embriogênese e miogênese. Estrutura e função do sistema neuro-rnuscular esquelético. Controle do movimento. Acoplamento exitação-contração e desempenho muscular. Metabolismo do músculo esquelético em diversas demandas metabólicas. O músculo endócrino. Plasticidade muscular: sinalização celular, adaptações ao exercício físico e interações neuro-endócrinas. Mecanismos de lesão e reparo muscular. Fisiopatologia e tratamento das doenças musculares esqueléticas. 

FISIOLOGIA E FISIOPATOLOGIA DA TIREÓIDE - 60 horas
Denise Pires de Carvalho

Ementa: Biossíntese dos hormônios tireóideos. Regulação da função tireóidea. Eixo hipotálamo-hipófise-tireóide. Mecanismos de auto-regulação tireóidea. Regulação da proliferação tireóidea. Vias intracelulares relacionadas à modulação da função e da proliferação do tireócito. Efeitos dos hormônios tireóideos. Receptores nucleares. Importância das desiodases. Efeitos não genômicos. Bases moleculares das doenças da tireóide. Bociogênese. Bócio hereditário. Bócios difusos, uni- ou multinodulares. Auto-imunidade. Mecanismos envolvidos na carcinogênese tireóidea. Carcinomas diferenciados e anaplásico da tireóide.

FISIOLOGIA ENDÓCRINA - 90 horas
Doris Rosenthal, Vânia Maria Correa da Costa

Ementa: Função e componentes do sistema endócrino. Mecanismos de regulação da função endócrina. Mecanismos de ação e principais efeitos dos hormônios "clássicos". Eixo  hipotálamo-neuro-hipófise:  hormônios  neuro-hipofisários*. Eixo hipotálamo-adenohipófise I: trofinas hipofisárias* e mecanismos de "feed-back". Eixo hipotálamo-adenohipófise II: hormônio de crescimento e  prolactina*. Tireóide. Paratireóide; calcitonina e 1,25 (OH)2 colecalciferol*. Pâncreas endócrino*. Medula suprarrenal: catecolaminas como hormônios*. Córtex suprarrenal: mineralocorticóides. Sistema renina-angiotensina-aldosterona, hormônio natriurético "atrial"*. Córtex suprarrenal: glicocorticóides e androgênios suprarrenais*. I. Cortex suprarrenal: glicocorticóides e androgênios suprarrenais*. II. Testículo*. Ovário. Placenta*. Influências endócrinas no parto e na lactação.*Aspectos relevantes da morfologia e biossíntese; mecanismos de ação e efeitos; regulação da secreção.

FISIOLOGIA ESPECIAL I - 15 horas
Coordenação de PG

Ementa: Tópicos atuais em Fisiologia.

FISIOLOGIA ESPECIAL II - 30 horas
Coordenação de PG

Ementa: Tópicos atuais em Fisiologia.

FISIOLOGIA ESPECIAL III - 45 horas
Coordenação de PG

Ementa: Tópicos atuais em Fisiologia.

FISIOLOGIA ESPECIAL IV - 60 horas
Coordenação de PG

Ementa: Tópicos atuais em Fisiologia.

FISIOLOGIA ESPECIAL V - 75 horas
Coordenação de PG

Ementa: Tópicos atuais em Fisiologia.

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA - 75 horas
Walter Araujo Zin

Ementa: Organização morfo-funcional do aparelho respiratório, ventilação e mecânica pulmonar, difusão gasosa alvéolo-capilar, perfusão pulmonar, relação ventilação/perfusão, transporte dos gases respiratórios, controle da respiração e noções de equilíbrio ácido-base.

FISIOLOGIA SENSORIAL CORTICAL E SUB-CORTICAL - 30 horas
Mario Fiorani Junior

Ementa: Seminários abordando tópicos atuais em percepção visual, registro de atividade neural em áreas corticais e sub-corticais. Estudos morfológicos e correlatos neurais do comportamento.

FUNCTIONAL ANATOMY OF CORTEX-THALAMUS NETWORKS - 30 horas
Cecilia Hedin Pereira, João Guedes da Franca

Ementa: THALAMUS· CORTEX NETWORKS: CELLULAR COMPONENTS ANO BASIC CIRCUITS. DEVELOPMENT ANO PLASTICITY OF THALAMUS • CORTEX NETWORKS. THALAMUS . CORTEX NETWORKS IN SENSORY PROCESSING. THALAMUS - CORTEX NETWORKS IN MOTION ANO EMOTION. THALAMUS - CORTEX NETWORKS IN COGNITION ANO LANGUAGE. THE THALAMUS·CORTEX NETWORK: EMERGING FUNCTIONAL PRINCIPLES 

HORMÔNIOS E BALANÇO ENERGÉTICO - 45 horas
Andrea Claudia Freitas Ferreira, Denise Pires de Carvalho

Ementa: Introdução e perspectiva endócrina & Circuitos neurais de fome e saciedade. Controle da termogênese e do gasto energético. Ajuste neuroendócrino em situações de estresse, jejum, exercício e frio. Reguladores hormonais do eixo encéfalo-intestino-tecido adiposo. Citocinas e balanço energético & Interrelação entre balanço energético e os circuitos de recompensa. Hormônios tireóideos e metabolismo energético. Espécies reativas de oxigênio e distúrbios metabólicos. Doenças neuroendócrinas relacionadas à homeostase energética: fisiopatologia da obesidade e da perda de massa corporal

INFORMAÇÃO CIENTÍFICA - 15 horas
Coordenador Científico do IBCCF

Ementa: Conferências sobre diferentes tópicos de Fisiologia e assuntos correlatos.

INTEGRAÇÃO VISUOMOTORA - 90 horas
Claudia Domingues Vargas

Ementa: Módulo 1: Integração visuomotora Circuitos parietofrontais de processamento visuomotor em primatas. Transformação das coordenadas visuoespaciais em coordenadas centradas nos efetores (musculatura extraocular, cabeça, tronco, musculatura proximal e distal). Planejamento x execução de movimentos visualmente guiados.  Imagética motora.

Módulo 2: Distúrbios na percepção espacial e no controle visual do movimento. Dissociação entre percepção e ação; Distúrbios na representação corporal no córtex parietal posterior; A síndrome de heminegligência.

INTERAÇÕES DO SISTEMA PULMONAR COM SISTEMAS CARDIO, IMUNE, NERVOSO E RENAL - 30 horas
Pedro Leme Silva

Ementa: Interação Cardiopulmonar. Interação Sistema Imunológico e Pulmão. Interação Cérebro-Pulmão. Interação Rim-Pulmão. Interação Cardiopulmonar. Interação Sistema Imunológico e Pulmão. Interação Cérebro-Pulmão. Interação Rim-Pulmão. 

INTERFERENTES ENDÓCRINOS - 30 horas
Andrea Claudia Freitas Ferreira

Ementa: Introdução ao Sistema Endócrino. Mecanismos de ação hormonal. Noções básicas de toxicologia. Principais fontes e vias de exposição. Mecanismo de ação dos interferons endócrinos. Metais e pesticidas. Compostos deorganoestanho. Esteróides e fitoesteróides plastificantes. Compostos poliaromáticos. Dioxinas e furanos. Surfactantes. Seminários a serem apresentados pelos alunos, utilizando artigos selecionados pelos professores da disciplina. Efeitos dos interferentes endócrinos sobre: tireóide, sistema reprodutor  feminino; sistema reprodutor masculino; sistema imune,DESORDENS METABÓLICAS E OBESIDADE; Sistema nervoso central; sistema cardiovascular.

MECANISMOS CELULARES E MOLECULARES DA INTERAÇÃO PARASITO/HOSPEDEIRO”. - 60 horas
Coordenação de PG

Ementa: A disciplina tem por objetivo apresentar mecanismos celulares envolvidos na interação parasita da malária/hospedeiro, a fim de descrever vias moleculares envolvidas na patogênese da doença. (1) Descrição da família Apicomplexa e ciclo biológico de Plasmodium falciparum; evolução para malária severa; modelos de estudo e suas características; (2) Primeira etapa na interação Plasmodium e hospedeiro: presença do parasito na pele; reconhecimento pelo sistema imune; estabelecimento da infecção hepática e produção de merozoitos infectivos; (3) Ciclo sanguíneo: invasão dos eritrócitos; modificação da estrutura dos eritrócitos; maturação intracelular do parasito e reinfecção; latência e recrudescência de algumas espécies de Plasmodium; (4) Malária cerebral, inflamação e disfunção endotelial; (5)            Moléculas vasoativas e malária: RAS, KKS, NO, endotelina e angiopoietina-2; (6) Alterações pulmonares observadas durante malária; (7) Alterações renais observadas durante malária.

MECANISMOS FISIOLÓGICOS E FISIOPATOLÓGICOS RELACIONADOS À HOMEOSTASE REDOX - 45 horas
Rodrigo Soares Fortunato

Ementa: Introdução à toxicidade do oxigênio. Espécies reativas de oxigênio: conceitos gerais. Química dos radicais livres e das espécies reativas relacionadas. Fontes de espécies reativas de oxigênio. Métodos de detecção das espécies reativas de oxigênio. Estresse oxidativo: adaptação, lesão, reparo e morte: - efeitos biológicos das espécies reativas de oxigênio, defesas anti-oxidantes. Efeitos deletérios das espécies reativas de oxigênio, Regulação da geração de radicais livre em condições Fisiológicas: reprodução, envelhecimento, exercício e estresse oxidativo. Regulação da geração de radicais livre em condições Fisiopatológicas: Diabetes Mellitus, hipertensão arterial doenças degenerativas do sistema nervoso central.

MECANISMOS FISIOPATOLÓGICOS EM RESPIRAÇÃO - 60 horas
Patrícia Rieken Macedo Rocco

Ementa: Estudo dos parâmetros espirométricos, mecânica respiratória, troca gasosa, circulação pulmonar e controle da ventilação nas síndromes obstrutivas e restritivas e nas doenças vasculares. Função pulmonar nas doenças acarretadas por fumo, poluentes atmosféricas e partículas ambientais (silicose, asbestose). Aspectos funcionais da síndrome desconforto respiratório agudo do adulto e do recém-nato. Efeitos fisiológicos da ventilação mecânica. Lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica. Interação coração-pulmão. Respiração em ambientes espécies.

 

MÉTODOS DE ESTUDO EM FISIOLOGIA ENDÓCRINA I - 90 horas
Carmen Cabanelas Pazos de Moura, Tania Maria Ruffoni Ortiga

Ementa: Quantificação hormonal por radioimunoensaio: princípios gerais: obtenção do ligante marcado com 125I: técnicas de iodação e purificação; cuidados com manipulação do radioiodo; métodos de separação do complexo antígeno-anticorpo, sensibilidade, especificidade, precisão, conceitos e estratégias para melhorar estes parâmetros, expressão matemática dos resultados, validação dos ensaios. Sistemas in vitro para estudo da secreção hormonal: explantes teciduais e cultura de células. Avaliação do metabolismo e ação hormonal: atividade desiodase, quantificada pela liberação de radioiodo por cromatografia de troca iônica. Receptores de hormônios tireoideanos: quantificação por técnicas de binding e avaliação do mRNA de suas  isoformas 

NEUROANATOMIA COMPARATIVA DOS VERTEBRADOS - 45 horas
João Guedes da Franca

Ementa: Evolução e a organização do sistema nervoso: evolução e variação, homologia, homoplasia, analogia. Análise de variação: análise cladística, parsimônia. Neurônios e receptores sensoriais nos vertebrados. Filogenia dos vertebrados: organização em encéfalos laminares ou elaborados. Evolução e adaptação do encéfalo, comportamento e inteligência. Teorias de evolução encefálica: adição de estruturas ou áreas, néo-formação e reorganização de circuitos. Análise comparativa da organização do tecto óptico, cerebelo. Análise comparativa da organização do telencéfalo: o córtex cerebral de mamíferos e o palium telencéfalico de vertebrados anamniotas.

NEUROBIOLOGIA FUNDAMENTAL I - 75 horas
Eliane Volchan, Fatima Cristina Smith Erthal

Ementa: Excitabilidade neuronal, bioeletrogênese, sinapses, plasticidade sináptica, organização morfofuncional do SN, princípios da organização dos sistemas sensoriais. organização básica do sistema motor, sistema nervosos autônomo e hipotálamo.

NEUROBIOLOGIA FUNDAMENTAL II - 75 horas
Eliane Volchan, Fatima Cristina Smith Erthal

Ementa: Sistemas sensoriais; sistemas motores; homeostase; emoção; ritmos; memória; linguagem e lateralização; atenção e funções executivas.

NEUROFISIOLOGIA DA EMOÇÃO I - 75 horas
Eliane Volchan

Ementa: Histórico dos estudos da emoção. Anatomia dos circuitos neurais envolvidos na emoção. Estudos funcionais em animais experimentais e em humanos. Papel da amígdala e do córtex pré-frontal ventro-medial na emoção. A hipótese dos marcadores somáticos. Estruturas envolvidas no reconhecimento de expressões emocionais faciais. Emoção versus cognição. Emoção e comportamento social. Emoção e tomada de decisões.

NOVOS MÉTODOS DE ENSINO APLICADOS A FISIOLOGIA - 90 horas
Isis Hara Trevenzoli, Tania Maria Ruffoni Ortiga

Ementa: Introdução ao sistema endócrino, natureza química dos hormônios; transporte plasmático dos hormônios; eixo hipotálamo-hipófise-glândulas alvo.  Mecanismo de ação hormonal, tireóide, adrenal, pâncreas, aparelho reprodutor, paratireoides.

NUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA ENDÓCRINO - 45 horas
Isis Hara Trevenzoli

Ementa: Fisiologia endócrina da gestação e lactação.  Conceitos em plasticidade ontogenética e programação metabólica: o papel da epigenética/nutrigenômica. A influência da nutrição sobre o desenvolvimento do hipotálamo e da hipófise. Modulação da função tireoideana pelo status nutricional. Programação do estresse pela nutrição perinatal e respostas adaptativas na vida adulta. Influência da nutrição perinatal sobre a homeostase energética e desenvolvimento de síndrome metabólica. Alimentos funcionais e programação metabólica: disruptores endócrinos? Fatores reprogramadores do sistema endócrino. Nutrição e senescência. Seminários em "programação do sistema endócrino": apresentação de artigos científicos.

ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA SOMESTÉSICO DE MAMÍFEROS. - 30 horas
João Guedes da Franca

Ementa: Discussão das bases gerais da organização anátomo-funcional do sistema sensorial somestésico, tendo como tópicos principais: os receptores somestésicos e suas fibras aferentes. O tálamo somestésico: núcleos envolvidos envolvidos e representação topográfica. As áreas somestésicas corticais: organização anatomo-0funcioal e aspectos comparativos.

ORIENTAÇÃO DE ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 30 horas
Coordenação de PG

Ementa: Determinação de objetivos educacionais, desenvolvimento de performance mínima aceitável, estratégia educacional, planejamento curricular, tática educacional. Métodos e técnicas de instrução, construção e testes de avaliação, interpretação de resultados de testes de avaliação, planejamento de pesquisas educacionais.

 

PESQUISA DE DISSERTAÇÃO (D) - 0 horas
Orientador(a)

Ementa: Estágio no laboratório para a realização da parte experimental da Tese de Doutorado.

PESQUISA DE DISSERTAÇÃO (M) - 0 horas
Orientador(a)

Ementa: Estágio no laboratório para a realização da parte experimental da dissertação de mestrado.

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO I - 75 horas
Orientador(a)

Ementa: Publicação de artigo científico completo em revista indexada com índice de impacto igual equivalente ao Qualis A no qual o aluno seja primeiro autor.

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO CIENTIFICO II - 75 horas
Orientador(a)

Ementa: Publicação de artigo científico completo em revista indexada com índice de impacto igual equivalente ao Qualis A no qual o aluno seja primeiro autor.

SEMINÁRIO DE FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA - 30 horas
Alysson Roncally Silva Carvalho, Patrícia Rieken Macedo Rocco, Walter Araujo Zin

Ementa: Apresentação e discussão semanal (2 horas) de trabalhos publicados ou em realização na área de fisiologia e fisiopatologia respiratória.

SEMINÁRIOS DE BIOQUIMICA RENAL - 30 horas
Celso Caruso Neves

Ementa: Seminários referentes aos mecanismos de transporte iônico ao longo do néfron. Mais especificamente, serão analisados os mecanismos de transporte ativo, relacionando estrutura, função e sua regulação por hormônios e autacóides.

SEMINÁRIOS DE FISIOLOGIA ENDÓCRINA - 30 horas
Carmen Cabanelas Pazos de Moura, Denise Pires de Carvalho, Doris Rosenthal, Tania Maria Ruffoni Ortiga, Vânia Maria Correa da Costa

Ementa: Apresentação e discussão semanal de trabalhos publicados ou em realização na área de fisiologia e fisiopatologia endócrina.

SEMINÁRIOS DO LABORATÓRIO DE NEUROBIOLOGIA II - 30 horas
Claudia Domingues Vargas, Eliane Volchan, João Guedes da Franca

Ementa: Discussão de linhas de pesquisa e artigos de temas relacionados aos projetos do laboratório.

SEMINÁRIOS EM FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR - 30 horas
Antonio Carlos Campos de Carvalho

Ementa:   Apresentação e discussão semanal de trabalhos publicados ou em realização, na área de fisiologia cardiovascular. Os principais tópicos abordarão (1) eletrofisiologia cardíaca com ênfase em canais iônicos e comunicação juncional e mecanismos de gênese de arritmias cardíacas. (2) Avaliação funcional do aparelho cardiovascular com ênfase nas análises eletrocardiográfica, ecocardiográfica e de pressão intracavitária e arterial. (3) Terapia celular com ênfase no estudo das diferentes fontes de células-tronco de origem, adulta, embrionária e induzida nos modelos de doenças cardiovasculares. Isquemia e reperfusão miocárdica, com ênfase em mecanismos cardioprotetores endógenos e farmacológicos; ação do exercício eesteróide anabólico na função cardiovascular.

SEMINÁRIOS EM IMUNOFISIOLOGIA - 30 horas
Robson Coutinho Silva

Ementa: Apresentação e discussão de artigos publicados e trabalhos em desenvolvimento sobre sinalização purinérgica no sistema imune, o papel de receptores P2 como moduladores da resposta imune, sinal de perigo, mecanismo de resistência e patógenos intracelulares, envolvimento dos receptores p2 em doenças crônicas e inflamatórias e interações neuro-imune-endócrinas.

TOPICOS AVANÇADOS EM ENGENHARIA PULMONAR - 90 horas
Alysson Roncally Silva Carvalho

Ementa: Instrumentação aplicada à medição da mecânica respiratória. Aquisição de sinais em fisiologia da respiração. Princípios e teorias em medidas. Medindo a pressão, vazão e volume em fisiologia da respiração. Montagens experimentais. O modelo linear unicompartimental homogêneo. Bases teóricas do modelo. Ajuste de dados. Estimativa de parâmetros. O modelo não-linear unicompartimental homogêneo. Dependências com a vazão. Dependências com o volume. O modelo linear bicompartimental e multicompartimental. Modelos lineares no domínio da frequência. Equação do movimento no domínio da frequência. Impedância do modelo unicompartimental e multicompartimental. Modelo de fase constante da impedância. Bases teóricas do modelo de fase constante. Heterogeneidades e o modelo de fase constante. Cálculo fracional. Aplicações do modelo de fase constante.

TÓPICOS AVANÇADOS EM FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR I - 90 horas
Adriana Bastos Carvalho, Regina Coeli dos Santos Goldenberg

Ementa: Apresentação e discussão de publicações atuais objetivando aprofundar os conhecimentos na área de fisiologia cardiovascular, abordando os seguintes tópicos: mecanismos de regulação da pressão arterial e de hipertensão, fisiopatologia das doenças cardiovasculares e terapia celular aplicada às doenças cardiovasculares. Serão estudados os modelos experimentais dessas doenças, entre eles o infarto do miocárdio, sobrecarga de pressão por constrição transaórtica, Doença de Chagas e insuficiência cardíaca, bem como os efeitos do tratamento com células-tronco derivadas de diferentes tecidos.

TÓPICOS EM BIOESTATÍSTICA E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA APLICADA À PESQUISA - 30 horas
Doris Rosenthal

Ementa: Seminários sobre tópicos de bioestatística; aplicação de métodos estatísticos ao planejamento e análise de situações experimentais. Construção de gráficos a partir de dados experimentais. Escalas lineares e não lineares. Tipos de apresentação gráfica: erros e acertos. Interpretação de gráficos. Estudo de problemas ligados à análise e estatística. Apresentação gráfica de resultados experimentais apresentados pelos participantes.

TÓPICOS EM ENDOCRINOLOGIA MOLECULAR - 75 horas
Carmen Cabanelas Pazos de Moura, Tania Maria Ruffoni Ortiga

Ementa: O curso baseia-se na discussão de artigos recentes relevantes da área de Endocrinologia, enfocando as novas abordagens experimentais, principalmente aquelas relacionadas à tecnologia de engenharia genética e os novos conhecimentos gerados. O curso também pretende reforçar a capacitação dos alunos para a leitura compreensiva de artigos em endocrinologia molecular. Envolve também uma parte prática variável com técnicas de engenharia genética, como por exemplo, construções de DNA para modelos transgênicos.

TÓPICOS ESPECIAIS EM FISIOLOGIA I - 15 horas
Coordenação de PG

Ementa: Tópicos atuais em Fisiologia.

TÓPICOS ESPECIAIS EM FISIOLOGIA II - 30 horas
Coordenação de PG

Ementa: Tópicos atuais em Fisiologia

TÓPICOS ESPECIAIS EM FISIOLOGIA III - 45 horas
Coordenação de PG

Ementa: Tópicos atuais em Fisiologia

TÓPICOS ESPECIAIS EM FISIOLOGIA IV - 60 horas
Coordenação de PG

Ementa: Tópicos atuais em Fisiologia

TÓPICOS ESPECIAIS EM FISIOLOGIA V - 75 horas
Coordenação de PG

Ementa: Tópicos atuais em Fisiologia