Doutorado em Co-tutela

O que é Doutorado em co-tutela?

Intercâmbio de doutorandos (as) regularmente matriculados em Programa de Pós Graduação da UFRJ em Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira, com direito à dupla diplomação ao final da tese de Doutorado.

Quais os objetivos da Co-tutela?

  1. Estabelecer, promover e acompanhar um programa de cooperação acadêmica e intercâmbio de doutorandos (as) entre a UFRJ e outra IES;
  2. Promover a co-orientação ou a co-tutela de tese com reconhecimento oficial dos títulos conferidos em ambos os países e;
  3. Possibilitar a permanência do doutorando (a) na instituição estrangeira no prazo mínimo de 12 (doze) meses e no prazo máximo de 24 (vinte quatro) meses. 

Em que casos a solicitação de co-tutela se aplica?

É obrigatória a existência de Acordo Internacional de Cooperação Bilateral entre a IES estrangeira e a UFRJ. O aluno de doutorado deverá permanecer entre 12 (doze) e 24 (vinte quatro) meses, realizando trabalho de tese na IES do exterior. A defesa da tese deve ser realizada obrigatoriamente na UFRJ para a obtenção dos dois diplomas, podendo ser defesa única na UFRJ ou, em casos excepcionais, duas defesas de tese (na UFRJ e na IES de destino).

O acordo, convenção ou termo de co-orientação/co-tutela deverá explicitar as obrigações esperadas para que seja conferido o diploma da IES estrangeira (por exemplo: disciplinas, artigos publicados – os requisitos podem variar de acordo com a IES).

Atenção:

Antes de dar início ao processo de solicitação de co-tutela, é necessário que já tenha sido assinado o Acordo Internacional de Cooperação Bilateral entre a UFRJ e a IES de destino.

O termo de co-tutela é ESPECÍFICO e INDIVIDUAL para o aluno(a) solicitante e deve ser dada entrada no processo de solicitação de co-tutela na Pós Graduação ANTES do estágio no exterior.

Alunos matriculados em IES estrangeira podem requerer co-tutela no IBCCF/UFRJ?

Os alunos de doutorado brasileiros ou estrangeiros matriculados regularmente em curso de pós-graduação em IES estrangeira também podem solicitar dupla titulação se executarem parte de sua tese de doutorado no IBCCF em um período entre 12 (doze) e 24 (vinte quatro) meses. Os alunos deverão cumprir os requisitos exigidos pelas Normas de co-tutela do Programa de Pós Graduação do IBCCF ao qual pretende vincular-se.

Para obter informações referentes aos termos do convênio e o acordo de co-tutela, o interessado deverá procurar a Coordenação de Relações Internacionais do IBCCF (internacionais@biof.ufrj.br).

Veja abaixo o procedimento para a abertura de processo de aprovação de termo de co-tutela de alunos da UFRJ com IES estrangeira:

Procedimentos Cotutela aluno UFRJ com IES estrangeira

Veja abaixo o procedimento para a abertura de processo de aprovação de termo de co-tutela de alunos de IES estrangeira com a UFRJ :

Procedimentos de Cotutela aluno IES estrangeira