EMENTAS - CICLO DE ESPECIALIZAÇÃO (OPTATIVAS)

O aluno deverá selecionar, em conjunto com o orientador, 90 horas de disciplinas optativas para complementar a sua formação.  

MPT 712 - MÉTODOS DE ESPECTROMETRIA DE MASSAS


Prof. Responsável: Ronaldo da Silva Mohana Borges 
Carga horária: 15h 

Ementa: (1) Princípios do funcionamento dos espectrômetros de massas: Produção de íons: Desorpção por Laser assistida por uma Matriz (MALDI); Ionização por Eletron spray (ESI). Relação massa/carga; tempo de voo, separação de íons em um campo elétrico. Detecção dos íons. (2) Identificação de pequenas moléculas: Sensibilidade e acurácia. Fragmentação por um gás inerte. (3) Identificação de proteínas: Peso molecular total. Digestão proteolítica (Tripsina). Espectro de massas dos peptídeos resultantes da digestão. Fragmentação dos peptídeos. Experimentos massa-massa. (4) Separação e quantificação de proteínas: Amostras obtidas por eletroforese 1D e 2D e por cromatografia líquida. Detecção de mudanças pós-tradução. Quantificação da expressão proteica. Prática - Aquisição dos espectros de massas em equipamentos Maldi-Tof e ESI-q-Tof e uma introdução sobre a utilização de software para identificação de proteínas.  

Bibliografia:
Paulo Mascarello Bisch, Genômica Funcional: Proteômica, Cap. 8 (pp. 139-162) do livro “Genômica”, Editora Atheneu, São Paulo, 2004 e artigos de revisão citados no capitulo.

 

MPT 713 - BIOSSEGURANÇA


Prof. Responsável: Marcel Frajblat e Mariana Boechat de Abreu
Carga horária: 15h
Período: Manhã
Dias da semana: Sexta-feira
Horário: 15h às 17h
Numero de Vagas: 30

Ementa: O método científico; organização de um laboratório de pesquisa. Boas práticas de laboratório. Segurança no ambiente de trabalho. Biossegurança. Ética em pesquisa. Bioética. Responsabilidade social do profissional da área de pesquisa. Propriedade industrial. Legislação e boas praticas na utilização de animais. Organismos geneticamente modificados e seres humanos na exprimentação científica. Princípios de medias: precisão e erro. Metodologia básica de experimentação. Qualidade, saúde e ambiente nas boas práticas de laboratório.  

Bibliografia:
 Biossegurança - Uma abordagem multidisciplinar - Pedro Teixeira e Silvio Valle (Orgs). Editora Fiocruz.

 Manual de Biossegurança - Mario Hiroyuki Hirata e Jorge Mancini Filho. Editora Manole

 Na Bancada - Manual de iniciação científica em laboratórios de pesquisas biomédicas - Kathy barker. Editora Artme

 Manual Sobre cuidados e usos de animais de laboratórios. Tradução do original publicado pelo Institute of Laboratory Animal Resources, Comission of Life Sciences, National Research Council - NIH, USA.   Tradução e Editora: AAALAC e COBEA, 2003.

 Princípios Éticos e Práticos do uso de Animais de Experimentação. Monica Levy Andersen e outros autores Editora: Universidade Federal de São Paulo UNIFESP Escola Paulista de Medicina, Departamento   de Psicobiologia.

 O que É Bioética. Guilhem, Dirce; Diniz, Debora / BRASILIENSE

 Ética em Pesquisa: Temas Globais. Debora Diniz, Andréa Sugai, Dirce Guilhem e Flávia Squinca Editora: LetrasLivres e EdUnB.

 
MPT 714 - TÉCNICAS DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA


Prof. Responsável: Marcia Attias, Kildare Rocha de Miranda, Rossiane Claudia Vommaro e Wanderley de Souza.
Carga horária: 45 h

Ementa: Princípios de funcionamento dos Microscópios eletrônicos de Varredura e de transmissão. Formação da imagem. Processamento de amostras para microscopia eletrônica de varredura e de transmissão. Criofratura.  Eletrontomografia, reconstrução 3-D, microanálise, princípios de citoquímica e imunocitoquímica, uso de traçadores, microscopia correlativa. Interpretação de imagens.  

Bibliografia:  
Electron Microscopy: principles and techniques for biologists. John Bozzolla and Lonnie Russel. Ed. Jones and Bartlett
Técnicas de Microscopia eletrônica Aplicadas às Ciências Biológicas. Editor Wanderley de Souza sob os auspícios da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise.

 

MPT 715 - NEUROIMUNOENDÓCRINO


Profa. Responsável: Tânia Maria Ruffoni Ortiga
Colaboradores: Flávia Bloise e Rosiane Miranda.
Carga horária: 30h

Ementa: Conceito geral de homeostasia, neurofisiologia endócrina e imunofisiologia, análise dos aspectos integrativos entre os sistemas neuronal, endócrino e imunológico na manutenção da homeostase.

Conteúdo Programático:

  1. Conceitos de meio interno, homeostase e alostase. (2h - Flávia e Rosiane)
  2. Conceitos gerais em imunofisiologia. (4h - Flávia)
  3. Conceitos gerais de neurofisiologia. (4h - Flávia)
  4. Conceitos gerais em fisiologia endócrina (4h - Rosiane)
  5. Integração entre o sistema nervoso central, imunológico e eixos hipotálamo-hipófise. (2h - Flávia ou Rosiane)
  6. O sistema de recompensa, o controle alimentar e a resposta neuroimunendócrina. (4h – Rosiane)
  7. O sistema de estresse e a resposta neuroimunendócrina. (4h – Flávia)
  8. O sistema neuroimunoendócrino durante o desenvolvimento – do nascimento a senescência. (2h – Flávia e Rosiane)
  9. Seminários ministrados pelos alunos (2h – Flávia e Rosiane) ou ao final da aula correspondente no caso de turma contendo mais de 6 alunos.
  10. Prova (2h – Flávia e Rosiane).

Avaliação: Prova discursiva na última aula com todo o conteúdo (peso 2). Seminários individuais ou em dupla (peso 1).

 

 
MPT 716 -  MÉTODOS DE IMAGEAMENTO EM ANIMAIS


Prof. Responsável: Alysson Roncally Carvalho Silva
Carga horária: 15 h  

Ementa: Instrumentação e reconstrução de imagens aplicada a métodos de imageamento em animais. Tomografia Computadorizada por Raios X. Tomografia por Emissão de Pósitron (PET). Tomografia por Emissão Única de Fóton (SPECT). Bioluminescência e Imunoflorescência. Aquisição e processamento de imagens em animais. Tomografia Computadorizada por Raios X. Tomografia por Emissão de Pósitron (PET). Tomografia por Emissão Única de Fóton (SPECT). Bioluminescência e Imunoflorescência.  

Bibliografia:  
 Daniel Schuster and Timothy Blackwell. Molecular Imaging of the Lungs. Taylor & Francis, New York, 2005.
 David Lipson and Edwin van Beek. Functional Lung Imaging. Taylor & Francis, New York, 2007.  

 
MPT 717 - BASES DA FISIOLOGIA HUMANA E ANIMAL


Profa. Responsável: Tânia Maria Ruffoni Ortiga
Carga horária: 15h

Ementa: Revisão de conteúdo: introdução ao sistema endócrino, natureza química dos hormônios; transporte plasmático dos hormônios, mecanismos de ação hormonal, conceito de feedback negativo e positivo. Síntese de esteróides. Fisiologia do aparelho reprodutor feminino. Eixo hipotálamo-hipófise-ovários. Função ovariana, gametogênese feminina. Ciclo menstrual, ciclo estral. Fisiologia do aparelho reprodutor masculino. Eixo hipotálamo-hipófise-testículos. Função ovariana, função uterina, gametogênese masculino.

Bibliografia:
MARGARIA DE MELLO AIRES: Fisiologia; GREENSPAN: Basic and Clinical Endocrinology;

Berne e Levy: Fisilogia; WILLIAMS, R.H. (ed) Texbook of Endocrinology, W.B. Saunders Company, Phyladelphia; Artigos específicos a serem selecionados. * Buscar sempre a edição mais recente.

 

MPT 718 -  TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR (CUIDADOS E PRECAUÇÕES)


Professores responsáveis: Marcelo Marcos Morales ee Tania Maria Ruffoni Ortiga;
Equipe de Professores: Flavia Bloise e Tania Maria Ruffoni Ortiga;
Carga horária semestral: 15h;
Carga Horária semanal: 4h;
Número de vagas: 8 alunos.

Ementa: Teórica: conceitos básicos de biologia molecular. Cuidados técnicos para manipulação de ácidos nucléicos. Prática. Extração de RNA e DNA a partir de tecidos e cultura de células. Adequação de extração comprovada por técnicas específicas. A discussão de todo material e soluções a serem utilizadas na metodologia.

Bibliografia:

Fisiologia: Margarida Melo Aires

Molecular Biology of the Gene: Watson, Hopkins Roberts

 

 
MPT 719 - NOVAS FERRAMENTAS PARA O DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS RENAIS


Prof. Responsável: Jackson de Souza Menezes
Carga horária: 45h

Ementa: Conceitos básicos de biologia molecular, biologia celular, hitologia, citologia, proteôma e tomografia. Desenvolvimento de novas metodologias para o diagnóstico de estágios iniciais de doenças renais agudas e crônicas. Estudo do tecido renal e urina. Desenvolvimento de novas estratégias para o diagnóstico precoce da doença renal e avanços no prognóstico do paciente.  

Bibliografia:
 Fisiologia. Margarida de Melo Aires. Guanabara Koogan
 Fisiologia Básica. Rui Curi e Joaquim Procópia. Guanabara Koogan
 Renal Physiology. Brenner e Rectors. Elsevier  

 

 
MPT 720 - MÉTODOS E APLICAÇÕES ATUAIS DA BIOLOGIA MOLECULAR NA PESQUISA, NA BIOTECNOLOGIA E NA CLÍNICA MÉDICA


Prof. Responsável: Rosane Silva & Turan Peter Urmenyi
Carga horária:  45 h

Ementa: Fundamentos da Reação em Cadeia da Polimerase em tempo real e regular: Detecção e quantificação de sequências específicas de DNAs e RNAs (detecção de microrganismos em geral, carga viral, genotipagem). Detecção de polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) em genomas de organismos procariotos, eucariotos e virais. Extração e purificação de ácidos nucléicos de organismos superiores e inferiores. Análise eletroforética de ácidos nucleicos.  

Bibliografia:
 Molecular Biology of the Cell Alberts, Bruce; Johnson, Alexander; Lewis, Julian; Raff, Martin; Roberts, Keith; Walter, Peter- New York and London:
 Molecular Cell Biology , Lodish, Harvey; Berk, Arnold; Zipursky, S. Lawrence; Matsudaira, Paul; Baltimore, David; Darnell, James E. New York

 

MPT 721 - TÉCNICAS DE EXPRESSÃO E PURIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS RECOMBINANTES


Prof. Responsável: Ronaldo Mohana & Eleonora Kurtenbach;
Carga horária: 45 h;

Ementa: Teórica: Tipos de vetores de expressão; princípios de expressão de proteínas; otimização de expressão de proteínas recombinantes; métodos de escolha de cepas adequadas para cada tipo de expressão; conceitos teóricos das técnicas cromatográficas; tipos de métodos de acompanhamento de purificação; técnicas de análise de pureza e estabilidade da amostra; discussão de artigos científicos. Prática: acompanhamento de crescimento célular; métodos de lise; uso de cromatógrafo líquido; utilização de instrumentos para acompanhamento da pureza da  amostra; purificação de uma amostra padrão.  

Bibliografia:
 Protein Purification: Principles, High-Resolution Methods, and Application. Editores: Jan-Christer Janson, Lars Rydén; Wiley-VCH, 1998.
 Protein Purification: Principles and Practice. Autor: Robert K. Scopes; 3ª. Edição; Springer, 1994.
 Isolation and Purification of Proteins (Biotechnology and Bioprocessing). Editores: Rajni Hatti-Kaul e Bo Mattiasson; Marcel Dekker, Inc. 2003.

 

MPT 722 -  MÉTODOS DE TRANSGÊNESE DE PROTOZOÁRIOS


Prof. Responsável: Ana Paula Cabral de Araujo Lima;
Carga horária: 15h;

Ementa: Noções básicas de biologia molecular de protozoários. Técnicas de clonagem de DNA. Cultivo de protozoários. Princípios gerais de transfecção e técnicas de transfecção.  Métodos de seleção de células transgênicas. Métodos de análise de populações transgênicas.   

Bibliografia:
 Molecular tools for analysis of gene function in parasitic microorganisms. Meissner M, Agop-Nersesian C, Sullivan WJ Jr. Appl Microbiol Biotechnol. 2007 75(5):963-75.
 Advancements in transfection technologies for Plasmodium. Balu B, Adams JH. Int J Parasitol. 2007 37(1):1-10. Review.
 Protozomics: trypanosomatid parasite genetics comes of age. Beverley SM. Nat Rev Genet. 2003 (1):11-9. Review.
 Genetic manipulation of kinetoplastida. Clayton CE. Parasitol Today. 1999 (9):372-8. Review.
 Protocols in Molecular Parasitology. Edited by John E. Hyde Published 1993 by Humana Press in Totowa, N.J
 Molecular Biology of Parasitic Protozoa (Frontiers in Molecular Biology) edited by Deborah F. Smith and Marilyn Parsons (1996) 

 

MPT 723 - CULTURA DE TECIDOS E BIOENGENHARIA TECIDUAL


Prof. Responsável: Regina Coeli dos Santos Goldenberg;
Colaboradores: Karina Dutra Asensi, Antonio Carlos Campos de Carvalho, Rosalia Mendes Otero, Marcelo Santiago, Pedro Coelho, Fernanda Gubert, Camila Mendes, Dilza Campos e Tais Kasai.
Carga horária: 60h;
Período: 1º semestre;
Dias da semana: Terças-Feiras;
Horário: 8h às 12h;

Ementa: História e objetivos da bioengenharia tecidual. As bases do crescimento e diferenciação celulares. Desenvolvimento tecidual in vitro. Células-tronco. Transplante de células e tecidos. Biomateriais na engenharia tecidual. Técnicas de microscopia avançada.  
 

Bibliografia:  
Stem Cell Biology - Marshak, D., Gardner R, Gottlieb d., Gold Spring harbor Laboratory Press, 2001.

Stem Cell - Potten C.S., Academic Press 1997.

Stem Cell- Lanza R., Gearhat J. Hogan B., Melton D., Pedersen R., Thomson J., West M., Elsevier Inc., 2004.

Principles of Tissue Engineering-Lanza R., Langer R., Vacanti J., Academic Press, 1997.

Resident Stem Cells and Regenerative  Therapy. Goldenberg, R. C. S., Carvalho, A. C. C.. Amsterdam:Elsevier, 2013, p.251.

Células-tronco Mesenquimais conceitos, Métodos e aplicações, Goldenberg, R. C. S., Campos de Carvalho, A. C.. São Paula:Atheneu, 2012, v.1.p208.

Células-tronco, Terapia Gênica e Nanotecnologia Aplicada à Saúde. São Paulo. Editora Atheneu, 2007.

 

 
MPT 724 - TÉCNICAS EM AVALIAÇÃO HORMONAL


Prof. Responsável: Carmen Cabanelas Pazos de Moura & Tania Maria Ruffoni Ortiga;
Carga horária: 15h;

Ementa: Quantificação hormonal por radioimunoensaio: principios gerais: obtenção do ligante marcado com 125I: técnicas de iodação e purificação; cuidados com manipulação do radioiodo; métodos de separação do complexo antígeno-anticorpo, sensibilidade, especificidade, precisão, conceitos e estratégias para melhorar estes parâmetros, expressão matemática dos resultados, validação dos ensaios.   

Bibliografia:
 An Introduction to radioimmunoassay and related techniques. T Chard. In  Burdon and Knippenberg, eds.,  Laboratory Techniques in Biochemistry and Molecular Biology, volume 6, part 2

 

MPT 725 - TÉCNICAS DE CULTIVO E FISIOLOGIA DE MICRORGANISMOS FOTOSSINTETIZANTES


Prof. Responsável: Sandra Azevedo;
Carga horária: 30h;

Ementa: Metodologia de isolamento e cultivo de microalgas e cianobactérias; determinação de parâmetros indicadores de crescimento, fatores físicos e químicos que influenciam no crescimento. Fatores ambientais que influenciam no crescimento das espécies: 1- Nutrientes- aspectos bioquímicos; aspectos ecológicos; eutrofização. 2- Luz – fotossíntese e adaptações cromáticas; 3- Temperatura – influência no metabolismo. 4- pH e salinidade – aspectos ecofisiológicos. Síntese de carboidratos e proteínas, excreção de matéria orgânica; pigmentos fotossintetizantes e produção primária. Ecofisiologia: variação da concentração de carboidratos, proteínas e pigmentos durante o crescimento das espécies, correlações com as condições ambientais. Contagem de células e estabelecimento de curvas de crescimento, cálculo de taxas de crescimento.  

Bibliografia:
 Darley, W. M. – Algal Biology: a physiological approach. Blackwell Scientific Publications – 1982.
 Fogg, G.E.& Thake – Algal Cultures and Phytoplankton Ecology –The University of Wisconsin Press 1987.
 Borowitzka,M.A. & Borowitzka, L.J. Microalgal Biotechnology – Cambridge University Press –1988.
 Robert andersen – Algal Culturing Techniques – Academic Press - 2005 

 

MPT 726 - TÉCNICAS BÁSICAS DE AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS


Prof. Responsável: Kildare Rocha de Miranda, Marcia Attias & Rossiane Claudia Vommaro;
Carga Horária: 30h;

Ementa: Módulo I – Conceitos básicos: Unidades formadoras de imagens digitais (pixel/voxel). Qualidade da aquisição - conceitos de brilho e contraste, saturação e resolução da imagem digital. Formatos mais comuns de imagens digitais e critérios de escolha de cada um (tiff, jpeg, bmp). Imagens 2D e 3D. Módulo II – Aquisição de imagens digitais: Aquisição de imagens digitais em scanners – fotos, micrografias, negativos, géis. Aquisição de imagens digitais monocromáticas - câmeras em estereomicroscópios, microscópios de luz (contraste de fase, interferencial), microscópios eletrônicos. Aquisição de imagens digitais coloridas - câmeras em estereomicroscópios, microscópio de luz (microscopia de fluorescência). Módulo III – Processamento, quantificação e análise de imagens digitais: Correção de brilho e contraste, níveis, etc. Correção de sombreamento. Medidas básicas: Densidade, distâncias, ângulos, comprimentos, áreas, volumes centros de massa, fatores de forma, etc. Programas de análise de imagem pagos e freeware. Montagem de painéis, pranchas e figuras digitais – Escalas, numeração, setas, etc. Ética no processamento de imagens digitais – o que é atualmente permitido ou não em imagens científicas.  

Bibliografia:
 Processamento de imagens digitais. RICHARD E. WOODS, Editora Edgard Blücher

 

MPT 727 - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ANTIFÚNGICAS I


Prof. Responsável: Sonia Rozental
Carga horária:  30h

Ementa: Biologia celular de fungos, morfologia, mecanismo de ação de antifúngicos comerciais, métodos de cultivo de fungos (macroculitivo e microcultivo em lamina), preparo de meios e soluções, métodos de microdiluição em caldo para testes de susceptibilidade antifúngica, testes de tempo de morte e de combinação de drogas.  

Bibliografia:
 Murray PR, Rosenthal KS, Pfaller MA; Microbiologia Medica, 5ª edição, 2006, Elsevier Ltda.
 Sidrim JJC, Rocha MFG; Micologia Médica a Luz de Autores Contemporâneos, 2004, Editora Guanabara Koogan.  
 Clinical and Laboratory Standards Institute Reference method for broth dilution antifungal susceptibility testing of yeasts. Approved standard CLSI document M27-A3, 2008, Clinical and Laboratory Standards Institute, Wayne, PA.
 Clinical and Laboratory Standards Institute Reference method for broth dilution antifungal susceptibility testing of filamentous fungi. Approved standard CLSI document M38-A2, 2008, Clinical and Laboratory Standards Institute, Wayne, PA.
 Artigos fornecidos durante o curso.  
 

MPT 728 – MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ANTIFÚNGICAS II


Prof. Responsável: Sonia Rozental
Carga horária: 30h

Ementa: Biologia celular de fungos patogênicos, novos alvos para substâncias antifúngicas, métodos para avaliar alvos celulares da ação de substâncias antifúngicas, com enfoque para microscopia óptica, microscopia de fluorescência, microscopia eletrônica de transmissão e de varredura.  
 

Bibliografia:  
 Zaitz C, Rangel L, deSouza VM, Atlas de Micologia, 2ª edição, 2004, Guanabara Koogan.
 Anaissie EJ, McGinnis MR, Pfaller MA, Clinical Mycology, 2nd Edition , 2009, Elsevier Inc.
 Bozzola JJ, Russell LD; Electron Microscopy: Principles and Techniques for Biologists, 2nd Edition , 2006, Jones and Bartlett Publishers Inc.
 Artigos fornecidos durante o curso.

 

MPT 729 – FERRAMENTAS PARA O ESTUDO DE CAPTAÇÃO E LIBERAÇÃO DE NEUROTRANSMISSORES


Prof. Responsável:  Ricardo Augusto de Melo Reis
Carga horária: 30h

Ementa: Bioeletrogênese: Introdução ao funcionamento do sistema nervoso central, Membrana celular. Excitabilidade celular. Fluxos iônicos. Respostas elétricas. Potencial de ação. Propagação das correntes iônicas. Métodos eletrofisiológicos e aplicabilidade dos conceitos na saúde e em doenças relacionadas. Sinapse. Química e Elétrica: características e propriedades. Mecanismos de interrupção ou bloqueio da transmissão sináptica. Agonistas e antagonistas farmacológicos e o uso de toxinas. Integração sináptica. Prática: Captação e liberação de GABA – conceito de transportadores de GABA em neurônios e células da glia em cultura  
 

Bibliografia:
 Calaza KC, De Mello FG, Gardino PF. (2001) GABA release induced by aspartate-mediated activation of NMDA receptors is modulated by dopamine in a selective subpopulation of amacrine cells. J Neurocytol. 30, 181- 93.
 De Sampaio Schitine CS, KUBRUSLY RCC, DE MELO REIS RA, YAMASAKI EN, DE MELLO MC, DE Mello, FG (2007). [3H]GABA uptake by avian Müller retinal glia in culture. Neurotox. Res. 12, 1-9.
 DE MELO REIS, R. A. M.  ; VENTURA, ALM; SCHITINE, CS ; MELLO, MCF; MELLO, FG. Müller Glia as an Active Compartment Modulating Nervous Activity in the Vertebrate Retina: Neurotransmitters and Trophic Factors. Neurochem Res, v. 99, p. 1-10, 2008.  
 

MPT 730 - TÉCNICAS COMPUTACIONAIS EM BIOLOGIA MOLECULAR


Prof. Responsável: Pedro Geraldo Pascutti
Carga horária: 30h

Ementa: Introdução à montagem e manutenção de hardwares e redes locais. Introdução às técnicas de Bioinformática para construção de modelos moleculares. Uso de programas gráficos para visualização e análise estrutural de biomacromoléculas. Introdução aos cálculos de mecânica e dinâmica molecular. Animações de movimentos moleculares. Funções Potenciais para interações atômicas. Algoritmos para otimização estrutural por métodos gradientes e métodos estocásticos. Estrutura e estabilidade de macromoléculas. Parametrização de um Campo de Forças para Biomoléculas. Docking Molecular. Movimentos em curta e larga escala de tempo. Transições estruturais locais e globais. Análise de modos normais de vibração. Dinâmica da associação molecular. Métodos termodinâmicos e estatísticos. Cálculo da variação da energia livre. Aplicações no desenho racional de fármacos.  

Bibliografia:
 Morgon, N. & Coutinho, K., Métodos de Química Teórica e Modelagem Molecular. Editora Livraria da Física, São Paulo, 2007.  
 Frenkel D. & Smit B., Understanding Molecular Simulation – From Algorithms to Aplications, Academic Press, Londres, 2002
 Allen M. P. & Tildesley D. J., Computer Simulation of Liquids, Clarendon Press, Oxford, 1987.
 Brooks III C. L., Karplus M., and Pettitt B. M., Proteins: A Theoretical Perspective of Dynamics, Structure, and Termodynamics, J. Wiley & Sons, N. Y., 1988.
 Gibas C. & Jambeck P., Developing Bioinformatics Computer Skills, O’Reilly & Associates Inc., Sebastopol, USA, 2001.
 Baxevanis A. D. & Ouellette B. F. F., Bioinformatics, John Wiley & Sons, New York, 2001.

  

MPT 731 – TÉCNICAS DE MICROSCOPIA DE FORÇA ATÔMICA


Prof. Responsável: Gilberto Weissmuller
Carga horária: 45h

Ementa: Introdução: SPM (Scanning Probe Microscopy); Microscopia de Força Atômica (AFM): princípio de  operação, teoria, instrumentação e aplicações, incluindo as três modalidades: 1AFM por contato 2AFM por não contato 3AFM por contato intermitente; Microscopia de Força Lateral; Microscopia por Modulação de Força; Cantilever: propriedades, escolha, forma da ponta e resolução; Scanner: Projeto e operação, não linearidade (histerese, arrastamento, envelhecimento),correções por software e hardware, calibração; SPM como uma ferramenta de análise de superfície; Processamento de imagens: tratamentos estatísticos, programas disponíveis, artefatos.  

Bibliografia:
 Apostila Texto complementar: Atomic Force Microscopy for Biologists - V. J. Morris, A. Patrick Gunning, A. R. Kirby  
 

MPT 732 - TÓPICOS BÁSICOS EM SEQUENCIAMENTO DE DNA


Prof. Responsável: Ana Beatriz Furlanetto Pacheco
Carga horária: 15 h

Ementa: Princípios da técnica de sequenciamento de DNA (método de Sanger). As primeiras tecnologias de sequenciamento automático de DNA (gel e capilar); Evolução do sequenciamento automático de DNA e o surgimento das técnicas de nova geração (pirosequenciamento, emulsão, Solid, Illumina); Aplicações do sequenciamento de nova geração. Demonstração prática de sequenciamento automático de DNA incluindo a reação, aplicação no aparelho, recuperação e análise dos resultados.  

Bibliografia:

Aulas
 http://www.ufpe.br/biolmol/aula8-sequenciamento.htm
 http://www.ibb.unesp.br/extensao/acidos_nucleicos/material_didatico/12_s... dos_e_principios.pdf
 http://www.proto.ufsc.br/downloads/graduacao/Sequenciamento_curso_verao.pdf  

Animações
 Applied Biosystems
 http://media.invitrogen.com.edgesuite.net/ab/applications-technologies/p...

Biology Animation Library
 http://www.dnalc.org/resources/animations/sangerseq.html
 http://www.dnalc.org/resources/animations/cycseq.html  

Artigos
 Metzker, M. L. (2010) Sequencing technologies — the next generation. Nat. Rev. Genet. 11:31 [doi:10.1038/nrg2626]
 Carvalho, M. C. C. G. & Silva, D. C. G. (2010) Sequenciamento de DNA de nova geração e suas aplicações na genômica de plantas. Ciência Rural.40:.735-744   
 http://www.scielo.br/pdf/cr/v40n3/a505cr1820.pdf  

Livro
 DNA Recombinante Genes e Genomas - James D. Watson; Richard M. Myers; Amy A. Caudy; Jan A. Witkowski - (2009) Editora Artmed 

 

MPT 733 – CITOMETRIA DE FLUXO II


Prof. Responsável: Robson Coutinho Silva
Carga horária: 15h

Ementa: Titulação de anticorpos fenotípicos. Titulação de anticorpos fenotípicos. Compensação de marcação. Fenotipagem celular. Ensaio de apoptose celular por formação de corpos hipodiploides e ciclo celular. Ensaio de apoptose x necrose por marcação com anexina-5

 

MPT 734 – PURIFICAÇÃO DE CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE


Prof. Responsável: Célio Geraldo Freire de Lima
Carga horária: 30 h 

Ementa: Reconhecimento dos órgãos linfóides e isolamento de células: Macrófagos, Células Dendríticas, Linfócitos T CD4 e CD8, Linfócitos B1 (B1a e B1b) e B2 e Neutrófilos. Ao final do curso o aluno estará apto a reconhecer os componentes celulares e discutir sobre suas funções. O aluno também estará preparado para isolar, caracterizar e realizar testes imunológicos: Opsonização, Fagocitose, Migração Celular, Ativação Celular e Interação Celular. Avaliação será obtida através de seminários e das práticas realizadas no laboratório. 

 

MPT 746 - SISTEMA IMUNE X EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL


Prof. Responsável: Robson Coutinho Silva
Profa. do curso: Dra. Aline Cristina A. Moreira Souza
Carga horária: 15h 
Limite de vagas: 10
Ementa: Introdução à imunologia; componentes do sistema imune; células e mecanismos da imunidade inata; células e mecanismos da imunidade adaptativa. Perfis clássicos de respostas imunológicas (Th1, Th2 e Th17). Interferência do sistema imune na experimentação animal (Facilidades e desafios). Influência do sistema imune nos procedimentos experimentais básicos como cultivo celular, ensaios in vivo  in vitro.
Bibliografia:
- Imunologia Celular e Molecular - Abdul K. Abbas, Andrew H. Lichtman & Jordan S. Pober. 8. Edição.
- Imunobiologia. O sistema imune da saúde a doença - Charles A. Janeway, Paul Traves, Mark Walport & Mark Shlomchik. 5. Edição.