EMENTAS - CICLO BÁSICO (OBRIGATÓRIAS)

MPT 701 - TÉCNICAS BÁSICAS DE LABORATÓRIO


Carga Horária: 30h

Prof. Responsável: Jennifer Lowe

Ementa: Organização de um laboratório. Manutenção e calibragem de equipamentos para o preparo de soluções. Pesagem e medidas de volume. Uso correto de pipetas manuais e automáticas. Cálculo e preparo de soluções e tampões. Definição de solução-tampão. Propriedades Físico-Químicas das soluções (difusão, osmose, pH). Métodos biofísicos de estudo das soluções (espectrofotometria, osmometria, diálise, pHmetria).  

Bibliografia:

  • Biofísica Básica – Ibrahim Felippe Heneine – Editora Atheneu – ISBN: 8573791225
  • Princípios de Bioquímica – Lehninger – Editora Sarvier - ISBN: 8573781661
  • Bioquímica – Donald Voet e Judith G. Voet – 3a Edição – Editora Artmed - ISBN: 8536306807
  • Biologia Molecular da Célula – Bruce Alberts, Dennis Bray, Julian Lewis – 4ª Edição -Editora   Artmed - ISBN: 8536302720.

 

MPT 702 -  METODOLOGIA BÁSICA DA UTILIZAÇÃO DE RADIOISÓTOPOS


Carga horária: 15 h 

Prof. Responsável: Jean Remy Davée Guimarães

Ementa: Meios cintiladores. Detectores. Extinção. Análise de espectros simples e compostos. Identificação de isótopos em mistura. Tratamento de dados e apresentação de resultados. Estatística de contagens. Princípios básicos de Proteção Radiológica na manipulação de isótopos radioativos. Bibliografia: -Penna Franca, E. e Brugnara Castro, M. “Aplicação de Radiações em Ciências Biomédicas” IBCCF (1995) 

MPT 703 -  MICROSCOPIA ÓPTICA 

Carga horária: 15h

Prof. Responsável: Tecia Maria Ulisses de Carvalho

Ementa: Princípios e aplicações da microscopia óptica: campo claro, campo escuro, contraste de fase, contraste interferencial. Microscopia de fluorescência (convencional, confocal, multifoton). Técnicas avançadas de microscopia de fluorescência. Ênfase na parte prática. 

Bibliografia:

 Fundamentos de microscopia. Luiz Henrique Monteiro Leal. 128p. Editora da UERJ  

 

MPT 704 -  CROMATOGRAFIA E ELETROFORESE


Carga horária: 45 h

Prof. Responsável: Jennifer Lowe & Wanda Maria Almeida Von Kruger

Ementa: Estratégicas de analise, purificação e caracterização física de macromoléculas e outras moléculas biológicas de interesse. Cromatografia: em camada fina, em resinas convencionais (exclusão molecular, afinidade e troca iônica) e de alta definição (HPLC). Eletroforese: em géis de agarose e poliacrilamida (SDS-PAGE e gel não desnaturante), determinação da composição de subunidades e de peso molecular. Focalização isoelétrica e determinação do ponto isoelétrico. Eletroforese bidimensional.  

Bibliografia: 

 Principles of Biochemistry,4a, 5a ed. Albert Lehninger, David L. Nelson e Michael M. Cox, Worth Publishers. 

 Electrophoresis in Practice: A Guide to Methods and Applications of DNA and Protein Separations, Reiner Westermeier,   VCH, Wiley company.

 Principles and Practice of Chromatography, by Raymond P. W. Scott, part of the Chrom-Ed Series (http://www.chromatography-online.org/Principles/Introduction-2.html). 

 

MPT 705 - CITOMETRIA DE FLUXO


Carga horária: 30 h

Prof. Responsável: Robson Coutinho Silva

Ementa: Aplicações da citometria de fluxo. Histórico do desenvolvimento da técnica. Análise de dados. Diferentes programas de análise de dados. Titulação de anticorpos e compensação. Marcação de superfície e intracelular. Aplicações da citometria para ciclo celular, apoptose, viabilidade celular, produção de Espécies Reativas de Oxigênio etc. Análise de dados obtidos pelos alunos. 

Bibliografia:

 Apostila de aquisição FACScalibur.doc; 

 Apostila passo a passo do cellquest, WinMDI (Profa. Andrea Henriques Pons), e Tutorial Summit.doc.

Artigos publicados no Cytometry, J. Immunological Methods,  

 

MPT 706 - CULTIVO DE CÉLULAS E FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO CELULAR IN VITRO


Carga horária: 15 h

Prof. Responsável: Fernando Costa e Silva Fiilho

Ementa: Princípios das interações células-superfícies inertes (carga de superfície e tensão superficial). Tribologia de superfícies inertes (textura, rugosidade e porosidade). Materiais para cultivo de células (tubos, placas e garrafas). Adsorção e adesão celulares (interações eletrostáticas, hidrofóbicas e receptor-ligante). Sinalização e secreções celulares (sinalização decorrente da interface célula-secreção-superfície inerte). Cultivo de células em ambientes bi e tridimensionados (placas, garrafas, câmaras e malhas moleculares). Congelamento de células (materiais, crioprotetores e estabilatos). 

Bibliografia:

 Culture of Cells for Tissue Engineering, 1st Ed Gordana Vunjak-Novakovic & R. Ian Freshney, Eds. John Wyley & Sons Inc, NJ, USA 2006 

 Basic Cell Culture, 2nd Ed JM Davis Oxford University Press, NY, USA 2002 

 APOSTILA Cultivo de Células e Fundamentos do Comportamento Celular In Vitro, DB Petrópolis, LM Gil, KL Ignácio e FC Silva-Filho 2010  

 

 MPT 707 - REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE RESULTADOS EXPERIMENTAIS 


Carga horária: 15 h

Prof. Responsável: Andrea Claudia Freitas Ferreira & Denise Pires de Carvalho

Ementa: Construção de gráficos a partir de dados experimentais. Escalas lineares e não lineares. Tipos de representação gráfica: erros e acertos. Interpretação de gráficos. 

Bibliografia:

 Introdução à Bioestatística - Sonia Vieira, Elsevier 1997

 Bioestatística: para profissionais de saúde - Marilda Lauretti da Silva Guedes, José da Silva Guedes – O livro Técnico, 1988 

 

MPT 708 – PESQUISA DE DISSERTAÇÃO (M)


Carga horária: 0 (zero)

Prof. Responsável: Orientador

Ementa: Estágio no laboratório para a realização da parte experimental da dissertação de mestrado.

 

MPT 709 - BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO E BIOSSEGURANÇA


Carga horária: 45 h

Prof. Responsável: Pedro Muanis Persechini

Ementa: O método científico; organização de um laboratório de pesquisa. Boas práticas de laboratório. Segurança no ambiente de trabalho. Biossegurança. Ética em pesquisa. Bioética. Responsabilidade social do profissional da área de pesquisa. Propriedade industrial. Legislação e boas praticas na utilização de animais. Organismos geneticamente modificados e seres humanos na experimentação científica. Princípios de medidas: precisão e erro. Metodologia básica de experimentação. Qualidade, saúde e ambiente nas boas práticas de laboratório. 

Bibliografia:

 Biossegurança - Uma abordagem multisiciplinar - Pedro Teixeira e Silvio Valle (Orgs).Editora Fiocruz.

 Manual de Biossegurança - Mario Hiroyuki Hirata e Jorge Mancini Filho. Editora Manole

 Na Bancada - Manual de iniciação científica em laboratórios de pesquisas biomédicas - Kathy Barker. Editora Artme

 Handbook: Quality Practices In Basic Biomedical Research

 Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases (TDR)

 Manual sobre cuidados e usos de animais de laboratório. Tradução do original publicado pelo Institute of Laboratory Animal Resources, Comission of Life Sciences, National Research Council - NIH, USA) Tradução e Editora: AAALAC e COBEA, 2003

 Princípios Éticos e Práticos do uso de Animais de Experimentação. Monica Levy Andersen e outros autores Editora: Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Escola Paulista de Medicina, Departamento de Psicobiologia.

 O que é Bioética. Guilhem, Dirce; Diniz, Debora / BRASILIENSE

 Ética em Pesquisa: temas globais.  Debora Diniz, Andréa Sugai, Dirce Guilhem e Flávia Squinca Editora: Letras Livres e EdUnB 

 

MPT 710 -  TÉCNICAS DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL


Carga horária: 30h

Prof. Responsável: Marcelo Morales, Andrea Claudia, Denise Pires, Carmen Cabanelas e Tânia Ortiga

Ementa: Técnicas de manutenção e funcionamento de biotérios. Experimentação com camundongos. Experimentação com ratos. Experimentação com coelhos. 

Bibliografia:  Não se aplica  

 

 MPT 711 - PRINCÍPIOS DE PURIFICAÇÃO, ANÁLISE E UTILIZAÇÃO DE VETORES PLASMIDIAIS BACTERIANOS


Carga horária: 30 h

Prof. Responsável: Ulisses Gazos Lopes

Ementa: Definição e estrutura de um vetor de clonagem. Replicação, seleção, Princípios de métodos de purificação. Enzimas de restrição e ligação. Cultivo bacteriano e preparação de plasmídeos. Eletroforese em matriz de agarose. Digestão com enzimas de restrição. Transformação bacteriana e seleção pela resistência a antibióticos. Clonagem molecular. 

Bibliografia:

 Molecular Cloning: A Laboratory Manual – Sambrook, Fritsch, Maniatis. Cold Spring Harbor Laboratory Press. 1990.