Prof. Carlos Chagas Filho

O Professor Carlos Chagas Filho nasceu em 12 de setembro de 1910, um ano após a descoberta da doença de Chagas, feito que transformou Carlos Chagas, seu pai, em um dos maiores cientistas brasileiros. Filho de mineiros, nasceu num Rio de Janeiro tranquilo, com poucos carros e natureza exuberante.  

Os anos de infância foram passados numa confortável residência na Rua Paissandu, no bairro do Flamengo, e nas viagens de férias para as fazendas da família em Minas Gerais.  Da casa em que morava com o pai, o irmão mais velho, Evandro, e sua mãe, Iris Lobo Leite Pereira, Chagas Filho guardou boas recordações: os grandes almoços dominicais que costumavam contar com convidados ilustres do meio científico, o primeiro contato com os livros por meio de sua governanta e as brincadeiras no pomar, onde se deliciava com mangas, abacates, jamelões e outras frutas brasileiras.  

O contato com a natureza foi fundamental para despertar o interesse de Chagas Filho pela ciência. Suas peripécias em meio ao verde e as férias na fazenda complementavam as aulas de história natural a que o jovem assistia no curso Lyra, onde concluiu o ensino fundamental. Depois, seguiu para o Colégio Rezende, em Botafogo, onde finalizou o ensino médio. Nessa escola, teve as primeiras aulas de física e química, em que se mostrou um ótimo aluno.

O interesse pela ciência, sem dúvida, teve fortes influências de Carlos Chagas, que esteve à frente do Instituto Oswaldo Cruz e do Departamento Nacional de Saúde Pública, além de ter sido catedrático de Medicina Tropical na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil. As observações e as descrições feitas por seu pai ensinavam sobre as tradições da terra e incutiam a importância da experimentação e da pesquisa, aliadas aos estudos.  

Foi em 1934, ano em que seu pai morreu, que o então médico conheceu aquela que seria sua companheira de vida. Durante um baile carnavalesco do Country Club, Chagas Filho se encantou por Ana Leopoldina Mello Franco – ou Annah –, caçula do diplomata e político Afrânio de Mello Franco com Sílvia Cesário Alvim de Mello Franco.  

O casamento inaugurou uma nova fase. A proximidade com a família de Annah, em especial os cunhados Virgilio e Afonso Arinos, rendeu a Chagas Filho fortes laços com personalidades influentes da vida política e cultural brasileira. As conquistas profissionais, por sua vez, multiplicaram-se.  

Sete anos após o casamento, nasceu a primogênita do casal: Maria da Glória. Outras três filhas vieram depois:  Silvia Amélia, Anna Margarida e Cristina Isabel. Chagas Filho teve treze netos e oito bisnetos.

Texto completo em: Carlos Chagas Filho O "cientista elétrico"  de Luiza Massarani e Nara Azevedo

 

Carlos Chagas Filho - Depoimento gravado em 4/8/1986

Artigos sobre o Prof. Carlos Chagas Filho

Carlos Chagas Filho do curso de graduação à cátedra de Física Biológica

Carlos Chagas Filho e a pesquisa

Carlos Chagas Filho, o "cientista elétrico"