Ciência sem Fronteiras

O que é Ciência Sem Fronteiras?

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Quem pode solicitar apoio neste Programa?

Alunos de graduação, pós graduação, pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

As informações completas sobre o Programa Ciência sem Fronteiras podem ser obtidas aqui

Alunos de Graduação do IBCCF

Alunos de graduação do IBCCF que obtiverem bolsas de estudo ou estágio no exterior devem comunicar oficialmente seu afastamento na secretaria de graduação da Biofísica, para que as devidas providências sejam tomadas em relação a matrícula deste(a) aluno(a) na UFRJ.

Todo(a) aluno(a) que se afastar da sede, deverá preencher corretamente o formulário abaixo, assinar e entregar na secretaria de graduação do IBCCF (Bloco G - sala 001). 

Formulário de afastamento aluno de graduação

ATENÇÃO: Os alunos que não entregarem seus formulários devidamente preenchidos e assinados terão sua situação irregular na UFRJ, podendo ter sua matrícula cancelada por abandono.