A Graduação no IBCCF

Por entender também que o ensino de graduação deve ter destaque na formação de jovens profissionais preparados para o mercado de trabalho, o IBCCF, de forma inovadora, obteve importante êxito com a aprovação, em 2005, de seu curso de Bacharelado em Ciências Biológicas-Biofísica, que tem o objetivo de formar graduados com capacidade de participar de projetos na área de pesquisa básica ou de atuar no desenvolvimento de novas tecnologias. Este curso vem sendo regularmente ministrado desde 2006, e no final de 2009 teve sua primeira turma graduada. Espera-se que estes alunos, que têm como diferencial em sua formação o enfoque nas disciplinas de informática, física, química e biologia, atinjam o nível necessário para ingresso direto em programas de Doutorado ou participação em projetos de ponta em áreas de pesquisa e desenvolvimento.

Atualmente, o curso de Ciências Biológicas-Biofísica consta de 69 disciplinas (sendo 57 obrigatórias e 12 optativas), que podem ser cursadas no IBCCF ou nas demais Unidades da UFRJ que integram este projeto pedagógico (Instituto de Ciências Biomédicas, COPPE, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Matemática). Além disso, o IBCCF sempre teve importantes atribuições no ensino de graduação, sendo também responsável por parte essencial da formação básica de vários profissionais das diferentes áreas oferecidas no Centro de Ciências da Saúde (CCS), nas disciplinas Fisiologia, Biofísica e Parasitologia. O quadro docente do IBCCF atua também em 71 disciplinas, distribuídas nestas três grandes áreas, oferecidas para 15 carreiras (Medicina, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Física Médica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas modalidade Médica, Farmácia, Educação Física, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Engenharia de Bioprocessos).

Nos últimos dois anos o IBCCF expandiu sua atuação no ensino de graduação para outros campi (pólos de Macaé e Xerém), onde vem contribuindo para a política de inovação e interiorização do ensino. Além das disciplinas formais, o IBCCF tem participação fundamental durante a graduação através das atividades de iniciação científica e monitoria.

Além da atuação na graduação dos cursos regulares da UFRJ, o corpo docente do IBCCF tem se integrado ao quadro de docentes que atuam no Ensino à Distância da Rede CEDERJ. O consórcio pretendeu, desde a origem, disseminar e democratizar o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade.