O ingresso se dá por meio de processo seletivo realizado no 1º e no 2º semestres - os editais informando a abertura das inscrições são publicados em nosso sítio eletrônico cerca de 60 dias antes. Não há limites de vagas. As matrículas dos candidatos aprovados são efetuadas em março ou em agosto. Os candidatos aprovados são elegíveis para o recebimento de bolsas de estudo de acordo com a disponibilidade de bolsas e da classificação no processo seletivo. Duração das bolsas: Mestrado - 24 meses; Doutorado - 48 meses. 

Anteriormente à inscrição no processo seletivo os candidatos devem obter a anuência do(a) orientador(a) credenciado(a) no programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas- Fisiologia do laboratório onde pretendem desenvolver seu projeto de pesquisa. 


Curso de Mestrado

São elegíveis para ingresso no Mestrado portadores de diploma de Graduação proveniente de Instituições brasileiras reconhecidas pelo MEC ou de Instituições estrangeiras acreditadas em seus países de origem. 

Etapas do Processo Seletivo

(a) Compreensão de textos científicos (de caráter eliminatório):
Esta fase consistirá de prova escrita envolvendo a compreensão de textos científicos selecionados por uma banca constituída por docentes indicados pela Comissão de Pós-graduação e Pesquisa (CPGP). Os textos serão fornecidos aos candidatos com antecedência de 15 dias. Os textos científicos pertencerão a 5 das 6 listadas: Imunologia, Fisiologia Cardiovascular, Fisiologia Endócrina, Fisiologia Renal, Fisiologia Respiratória e Neurofisiologia

(b) Exame de Suficiência em Língua Inglesa.
Essa etapa não possui caráter classificatório. Os candidatos que obtiverem nota 0 (zero) nesta fase serão eliminados do processo de seleção.

(c) Defesa de projeto:
A defesa de projeto será realizada por apresentação pública, sendo avaliada por três docentes-orientadores indicados pelo CPGP. Dependendo do desempenho do estudante, os membros da banca poderão indicá-lo para ingresso ao Mestrado ou ao Doutorado. Os alunos terão 15 minutos para apresentação e a banca terá 15 minutos para discussão. Essa etapa valerá como 6 nota para o critério de classificação.


Curso de Doutorado

São elegíveis para ingresso no Doutorado portadores de diploma de Mestre Strictu-sensu ou portadores de diploma de Graduação, na modalidade Doutorado direto. Em ambos os casos, os diplomas devem ser provenientes de Instituições brasileiras reconhecidas pelo MEC ou de Instituições estrangeiras acreditadas em seus países de origem. 

1. Etapas do Processo Seletivo para Portadores do título de Mestre:

Apresentação pública e oral do projeto a ser desenvolvido e análise do curriculum vitae. No ato da inscrição, a versão impressa do projeto deve ser entregue. A apresentação pública será avaliada por uma banca composta por três professores orientadores. Os candidatos terão 15 minutos para apresentação do seu projeto e a banca terá 15 minutos para discussão.

Tópicos avaliados:

  • Nível de conhecimento geral e específico do candidato na área do projeto proposto;
  • Capacidade de discussão sobre o racional do projeto;
  • Conhecimento da abordagem a ser empregada no desenvolvimento do projeto;
  • Exequibilidade do projeto no prazo previsto (48 meses);
  • Desempenho acadêmico na graduação e na pós-graduação.