Objetivo do curso:

Aprovado pela CAPES em dezembro de 2011, o curso de Mestrado Profissional de Formação para a Pesquisa Biomédica tem como objetivo principal formar mestres que atuem ou venham a atuar em empresas públicas ou privadas, altamente capacitados nas mais diversas atividades técnico-cientificas de última geração na área Biomédica.

Público alvo:

Profissionais graduados de nível superior (3o. grau) em qualquer área de conhecimento de Ciências ou áreas afins.

Meta:

Formar mestres que atuem como Técnicos de Laboratório, altamente especializados e capacitados para atuarem como transformadores, inovadores e críticos das metodologias empregadas na pesquisa científica biomédica. Esperamos ainda que este programa venha consolidar o Plano de Carreira de Pessoal Técnico em Educação que estimule a capacitação técnica, com impacto positivo de curto prazo na atividade científica desenvolvida no Brasil.

 

Conceito de avaliação na CAPES: 4

 

Ênfases oferecidas pelo curso:

(1) Bioimagem/Microscopia;

(2) Bioinformática;

(3) Biotecnologia

(4) Ciências em Animas de Laboratório / Reprodução Assistida;

(5) Fisiologia aplicada à prática Médica;

(5) Técnicas de Análise Ambiental;

(6) Técnicas de Análises Histopatológicas;

(7) Técnicas de Obtenção e Análise de Biomoléculas;

(8) Técnicas de Terapia Celular / Cultivo Celular.

 

REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE:

  • Carga horária mínima de 360 horas em disciplinas;
  • Coeficiente de rendimento igual ou superior a 2,0;
  • Aprovação no exame de língua inglesa;
  • Aprovação no Projeto da Dissertação.
  • Aprovação na Prévia da Dissertação.

 

CALENDÁRIO DE INSCRIÇÃO:

 

INICIO

INSCRIÇÃO

PERIODO DE SELEÇÃO

Março

Novembro

Janeiro e/ou Fevereiro

 

 

Título a ser obtido:  Mestre em Formação para a Pesquisa Biomédica.

 

PRAZO PARA DEFESA:  Até 24 meses.

 

PROCESSO SELETIVO:

1ª Fase: De caráter eliminatório, consistirá de uma prova de múltipla escolha, sem consulta, com duração total de 3 (três) horas, contendo 30 (trinta) questões, sendo 10 questões de conhecimentos gerais da Grande Área de Biologia, e 20 questões específicas dentro da Área de Biofísica ou Fisiologia, de acordo com o conteúdo programático e a bibliografia.

a) Os candidatos responderão às questões específicas de múltipla escolha da Área (Biofísica ou Fisiologia) que optaram no ato da inscrição;

b) O grau mínimo para ser considerado apto para participar nas fases seguintes do processo seletivo é 5,0. O resultado desta fase será divulgado pelo site (http://www.biof.ufrj.br) e no quadro afixado ao lado da Secretaria de Pós-graduação.

 

2ª Fase: De caráter eliminatório, consistirá de uma prova de redação e de uma prova de proficiência em língua inglesa.

  1. Prova de redação: Visará analisar a capacidade de interpretação de textos científicos de temas pertinentes a área de concentração do curso. Parte do texto será disponibilizada na folha de prova para que o candidato possa então dissertar sobre o tema. Será avaliado o emprego da língua culta de Português;
  2. Prova de proficiência em língua inglesa: Consistirá na tradução do inglês para o português de um texto científico de temas pertinentes a área de concentração do curso.

 

3ª Fase: Prova oral em sessão pública, também de caráter eliminatório, executada por uma banca composta por três professores da UFRJ previamente estabelecida pela Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGP).

 

Disciplinas ministradas às sextas-feiras das 08h às 17h (manhã e tarde)
 

CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS:

1)  As provas de múltipla escolha e de redação serão avaliadas   com um grau de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), para cada avaliação.

2)  Será considerado aprovado para a 2ª Fase o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) na prova de múltipla escolha.

3) O candidato será eliminado do processo seletivo se obtiver nota menor que 5,0 (cinco) na prova de redação.

4) Somente será corrigida a prova de proficiência em língua inglesa do candidato que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) na prova de redação.

5)  O candidato que obtiver nota 0 (zero) na prova de proficiência em língua inglesa será eliminado do processo de seleção.

6)  Será considerado aprovado para a 3ª Fase o candidato que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) entre as notas obtidas nas provas de múltipla escolha e de redação.

7)  A prova oral da 3ª Fase será avaliada com um grau de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). O candidato com média igual ou superior a 7,0 (sete) nesta etapa será considerado aprovado nesta fase.

8) A nota final será composta pela média aritmética das notas obtidas entre as 2ª e 3ª fases, considerado aprovado o candidato com média igual ou superior a 6,0 (seis).

9) Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de média final.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AS QUESTÕES GERAIS:

Tópicos: Efeito tampão; preparo de soluções; pH; conversão de unidades de medida; água; operações básicas de matemática; características gerais das células.

I. “Molecular Biology of the Cell” – 4a edição - Editora Garland - Autores: Bruce Alberts; Dennis Bray; Julian Lewis; Martin Raff; Keith Roberts & James D. Watson (capítulo 1)

II. “Principles of Biochemistry” – Lehninger – 5a. Edição – Editora   Freeman – Autores: David Nelson e Michael Cox. (capítulos 1 e 2);

III. Livros usados no Ensino Médio recomendados pelo ME

 (www.mec.gov.br).

IV. Material didático do CEDERJ (Fundação CECIERJ) disponível na página http://teca.cecierj.edu.br/

V.  Coleção Vida: A Ciência da Biologia. Em 3 volumes. Autores:  

      David Sadava; H. Craig Heller.

 

Observação: A bibliografia sugerida não limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientação para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos.

 

PARA AS QUESTÕES ESPECÍFICAS DE BIOFÍSICA:

Livro sugerido: “Molecular Biology of the Cell” – 4ª  edição - Editora Garland - Autores: Bruce Alberts; Dennis Bray; Julian Lewis; Martin Raff; Keith Roberts & James D. Watson;

  • A célula e seus componentes (capítulos 1, 2, 3, 10);
  • Biologia Molecular e fluxo de informação gênica (cap. 4, 5, 6);
  • Métodos de análises biofísicas que abrangem células, proteínas, ácidos nucleicos; glicídeos e lipídeos (capítulos 8 e 9)
  • Conceitos gerais de imunologia (capítulos 24 e 25)

 

PARA AS QUESTÕES ESPECÍFICAS DE FISIOLOGIA:

Livro sugerido: Fisiologia – 4a Edição – Autora: Margarida de Mello Aires – Editora Guanabara Koogan, 2012.

1. Tópicos de neurofisiologia: capítulos 15 e 16;

2. Tópicos de fisiologia cardiovascular: capítulos 27, 31 e 37;

3. Tópicos de fisiologia da respiração: capítulos 40, 42 e 43;

4. Tópicos de fisiologia renal: capítulos 53 e 54;

5. Tópicos de fisiologia endócrina: capítulos 64, 65 e 66.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

a) Ficha de inscrição digitada, que deverá ser obtida no site     http://www.biof.ufrj.br. Não aceitaremos ficha preenchida a mão.

b)   Uma foto 3x4 recente colada na ficha de inscrição;

c) Carta do candidato justificando seu interesse em ingressar no Mestrado Profissional de Formação Para a Pesquisa Biomédica;

d) Termo de compromisso assinado pelo candidato, com firma reconhecida, confirmando a disponibilidade de 8 (oito) horas por semana para dedicação PRESENCIAL às atividades do curso, que ocorrem, majoritariamente, às sextas-feiras;

e) Cópias autenticadas do documento de identidade, CPF e título de eleitor;

f) Cópia autenticada do Certificado de Reservista, para os candidatos do sexo masculino;

g) Cópia autenticada do diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso de graduação;

h)  Cópia autenticada do Histórico escolar da graduação;

i) Curriculum vitae documentado (anexar cópia de todos os documentos).

 

Notas:

  • Não há pagamento de inscrição.
  • As inscrições também poderão ser feitas via Sedex, com aviso de recebimento, devendo o candidato enviar o Sedex até o último dia de inscrição. Caso o candidato não envie qualquer um dos documentos necessários para inscrição, esta será indeferida.