O Núcleo Docente Estruturante (NDE) obedece às normas impostas pelo CONAES na resolução no 1 de 17 de junho de 2010. O NDE integra a estrutura de gestão acadêmica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação, atualização, consolidação e avaliação do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas: Biofísica e tem função consultiva, propositiva, avaliativa e de assessoramento sobre matéria de natureza acadêmica.

São atribuições do NDE
I – Elaborar o Projeto Pedagógico do curso definindo sua concepção e fundamentos, e atualizá-lo periodicamente;
II – Estabelecer o perfil profissional do egresso do curso, contribuindo para sua efetiva realização;
III – Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão constantes do currículo;
IV – Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais, caso existentes, para os Cursos de Graduação;
VI – Conduzir, sempre que necessário, os trabalhos de restruturação curricular, para aprovação no Colegiado de Curso;
VI – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
VII – Programar e supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do curso;
VIII – Analisar e avaliar os Planos de Ensino dos componentes curriculares;
IX – Acompanhar as atividades do corpo docente.
 
O NDE é composto por membros do corpo docente efetivo do IBCCF que ministrem disciplinas no curso de graduação em Ciências Biológicas-Biofísica e pelo vice-coordenador ou Coordenador do curso, como seu presidente. Os membros do NDE são indicados pelo Coordenador do Curso, e as indicações serão devidamente homologadas pelo Conselho Deliberativo do IBCCF. Os docentes que compõem o NDE devem possuir titulação acadêmica de Doutor obtida em programas de pós-graduação stricto sensu, ser docente do quadro permanente do IBCCF e ter contrato de trabalho em regime de tempo integral com dedicação exclusiva. Reuniões ordinárias do NDE são realizadas com periodicidade mínima de 3 (três) vezes por ano, por convocação do seu presidente, e extraordinariamente sempre que convocado pelo presidente ou pela maioria de seus membros. Os membros do NDE foram designados em 21/01/2013 e publicado em Boletim de nº 05 do dia 31/01/2013 da Portaria de nº 00684 de 21/01/2013.

A 1ª Reunião do NDE foi realizada no dia 26/03/2013 e o Regimento Interno do NDE Biofísica foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do IBCCF em 8 de maio de 2013.


Atualmente, o NDE tem como membros os seguintes professores:

  NOME   E-MAIL   SALA
VALÉRIA FREITAS DE MAGALHÃES valeria@biof.ufrj.br G0-048
ANA BEATRIZ FURLANETTO PACHECO biafp@biof.ufrj.br G1-043
DANIELE KASPER kasperdani@yahoo.com G0-063
FRANCISCO MEIRELLES BASTOS DE OLIVEIRA francisco@biof.ufrj.br G2-063
GILBERTO WEISSMULLER gweissmuller@gmail.com G0-026
LUCIANA BARRETO CHIARINI chiarini@biof.ufrj.br G2-004
MIRIAM BIANCHI DE FRONTIN WERNECK meiwerneck@gmail.com C0-026
PAULO MASCARELLO BISCH pmbisch@biof.ufrj.br G1-043