A COAA se reúne mensalmente em sessões ordinárias para analisar e deliberar sobre questões apresentadas em processos, além de discutir sobre o andamento do curso e necessidades de mudanças. Em casos necessários, entrevista alunos e assegura que seus direitos sejam respeitados. Todos os componentes da COAA são docentes do Curso de Ciências Biológicas: Biofísica e são extremamente comprometidos com o ensino e a formação dos alunos. Os professores são indicados pelo coordenador e aprovados pelo Conselho do IBCCF e depois publicados em portarias; o representante discente é indicado pelo Centro Acadêmico. Todos os nomes, após homologação pela Congregação, são publicados no Boletim da Universidade.

São atribuições da COAA:
– Realizar pelo menos uma reunião por período com o corpo de professores para avaliação dos procedimentos de acompanhamentos dos alunos e seus resultados;
– Discutir com o aluno passível de inclusão na resolução CEG 2/97, ou que apresente outras situações especiais, e seu tutor, medidas capazes de viabilizar a superação das dificuldades diagnosticadas, de forma a possibilitar ao aluno o desenvolvimento acadêmico adequado;
– Emitir parecer, quando solicitado, sobre o desempenho acadêmico dos alunos sob sua responsabilidade;
– Coordenar o processo de suspensão de cancelamento de matrícula por insuficiência de rendimento acadêmico de acordo com o art.7o da resolução 2/97.1.

Atualmente o COAA consta com os seguintes membros:

NOME   E-MAIL  Sala
IBCCF: GILBERTO WEISSMULLER gweissmuller@gmail.com G0-026
IBCCF: ANA BEATRIZ FURLANETTO PACHECO biafp@biof.ufrj.br G1-043
IBCCF: ANA CRISTINA BAHIA NASCIMENTO anabahia@biof.ufrj.br D1-013
IBCCF: HILDA PETRS SILVA hilda@biof.ufrj.br G2-004
IBCCF: PEDRO LEME SILVA pedroleme@gmail.com G1-014
IBCCF: VALERIA FREITAS DE MAGALHÃES valeria@biof.ufrj.br G0-048
I.F: BRUNO COELHO CESAR MOTA bruno@if.ufrj.br
COPPE: DANIEL RATTON FIGUEIREDO daniel@cos.ufrj.br
I.M.: STEFANELLA BOATTO  stefanella.boatto@matematica.ufrj.br
ICB: VALERIA DE MELLO COELHO coelhova@histo.ufrj.br