O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) adota o conceito de extensão seguido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o qual foi estabelecido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), aprovado em 2010, e compreende que:

"A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade" (FORPROEX, 2012, p. 42).

Para ser considerada de extensão, a ação deve envolver obrigatoriamente a participação de professores, técnico administrativos, estudantes e demais setores da sociedade, formulando em conjunto, projetos, cursos e eventos que atendam as demandas da sociedade e, ao mesmo tempo, coloquem em questão os saberes gerados na universidade. Sendo assim, a proposta da Extensão Universitária é permitir ao estudante uma formação mais cidadã e possibilitar a interação com novas realidades que certamente complementam as experiências vividas no mundo acadêmico.

De acordo com a resolução CEG 02/2013 são compreendidas como ações de extensão a participação em programas e projetos, eventos ou cursos, conforme definições a seguir:

Programa de extensão: Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino. Tem caráter orgânico-institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

Projeto de extensão: Ação processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. Deve estar vinculado a um Programa.

Evento: Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade.

Curso de extensão: Ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas, e critérios de avaliação definidos.

Informações disponíveis na página (extensão.ufrj.br) da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5).


Coordenação de Extensão:

       Coordenadora: Prof.ª Débora Henrique da Silva Anjos
       Coordenadora (subst.): Prof.ª Érika Negreiro Gonçalves
       Assistente Administrativa: Janaína Oliveira Caetano 
 
       Secretaria de Extensão – IBCCF
       Bloco G, sala G1-04.
       Tel.: (21) 3938-6524
       E-mail: cate@biof.ufrj.br