Todas as ações de extensão (projetos, cursos e eventos) devem ser registradas na plataforma do Sistema de Informação e Gestão de Projetos - SIGProj (sigproj1.mec.gov.br) para serem validadas na UFRJ.

O SIGProj, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), objetiva auxiliar o planejamento, a gestão, a avaliação e a publicização de ações de extensão, pesquisa e ensino executadas nas universidades brasileiras.

Sua proposta é agilizar o processo de envio de projetos pela Internet, bem como o parecer técnico de comitês e câmaras, acompanhando as atividades da proposta durante o planejamento, a execução e a avaliação. Além de auxiliar na gestão universitária, contribuiu para democratizar todas as informações à comunidade universitária e à sociedade, provendo transparência pública.

A elaboração de ações extensionistas é realizada em formulário on-line no SIGProj, pelo coordenador da proposta (docente ou técnico com nível superior), o qual deverá estar vinculado a uma Instituição de Ensino Superior.


Procedimento para creditação de ações extensionistas na UFRJ:

1) Acessar a plataforma SIGProj (sigproj1.mec.gov.br) e efetuar o cadastro (caso o mesmo ainda não tenha sido feito).

2) Preencher os dados do edital de interesse na UFRJ, na plataforma do SIGProj. É importante salvar os dados durante todo o preenchimento (na opção “Ferramentas” – “Salvar”). Ao terminar, selecione a opção “Ferramentas” – “Visualizar/Imprimir” para gerar um arquivo em pdf da proposta preenchida. 

3) Encaminhar o referido arquivo da proposta à Coordenação de Extensão do IBCCF (CATE), por e-mail (cate@biof.ufrj.br), para apreciação.

4) A proposta e o respectivo parecer da Coordenação de Extensão do IBCCF serão enviados ao Conselho Deliberativo (CD) do IBCCF para avaliação e emissão da declaração de aprovação.

5) As propostas aprovadas na unidade deverão ser encaminhadas exclusivamente via e-mail para a Coordenação de Extensão do CCS (extensao@ccsdecania.ufrj.br), pelo coordenador da atividade extensionista.  

6) Para conclusão da proposta no SIGProj, o coordenador deverá anexar os documentos de aprovação no IBCCF e de homologação no CCS, o cronograma de atividade e a declaração de parceria externa, quando houver. Posteriormente, selecione a opção "Visualizar/Imprimir" para verificação geral da proposta e criação de um arquivo em pdf, com o número do SIGProj. Para submeter a proposta, clicar "Enviar proposta para julgamento". 

7) Encaminhar o arquivo em pdf para a Coordenação de Extensão do IBCCF, por e-mail (cate@biof.ufrj.br), para arquivamento.


Arquivos Anexados:
Instruções para cadastramento no SIGProj - clicar aqui